entendendo o ciclo

Estação de Tratamento de Água de Assis Brasil recebe visita de alunos da rede municipal

O governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), recebeu nesta segunda-feira, 30, estudantes do 5º ano do da Escola Municipal Vicente Bessa, para visita monitorada à estação de tratamento de água (ETA) de Assis Brasil. Como parte do conteúdo da disciplina de Ciência que aborda os ciclos da água, a atividade conta com a parceria da prefeitura local.

ETA de Assis Brasil recebe visita de alunos da Escola Municpal Vicente Bessa (Foto: cedida)

Recepcionados pelo gerente da unidade do Saneacre no município, Arquileudo Mathias, durante a visita os estudantes puderam saber mais sobre o processo de tratamento da água, e acompanhar cada etapa, da captação até a cloração – processo de adição de cloro à água como um método de purificação para torná-la apta ao consumo humano como água potável – e distribuição.

No laboratório, os alunos aprenderam sobre parâmetros de potabilidade e participaram de testes para análise da turbidez, um dos parâmetros de qualidade para avaliação das características físicas da água bruta e da água tratada.

“Planejamos uma programação para que, além de explicar e demonstrar o processo de tratamento, pudéssemos abordar aspectos sociais e econômicos do saneamento básico, apresentar aos alunos conhecimentos que possam contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de atuar também como replicadores de uma cultura de uso consciente da água tratada”, explicou Arquileudo Mathias.

No laboratório, alunos acompanham testes para análise da turbidez da água ( Foto: cedida)

O professor Raimundo de Souza avaliou a importância da atividade prática para o sucesso da aprendizagem dos alunos: “Foi uma superaula prática. Pude observar o envolvimento dos alunos, que fizeram perguntas e demonstraram interesse pela área do saneamento. Foi um momento de grande aprendizado e muitas descobertas pra eles.”

Após intervalo imposto período de pandemia, as visitas às unidades operacionais do sistema de abastecimento de água no interior do estado devem ser intensificadas a partir do retorno às aulas presencias.

A presidente do Saneacre, Waleska Bezerra, enfatizou a importância da ação educativa como estratégia de integração com os usuários do Saneacre no interior do estado:  “É sempre uma alegria poder receber estudantes, educadores, pesquisadores, e contribuir para a formação de crianças, jovens e adultos que visitam nossas unidades. Informar a sociedade sobre o como funciona o saneamento é fundamental para que possamos unir forças em prol de um serviço cada dia melhor em todo o estado.”