Espetáculo Camille Claudel será apresentado em Rio Branco

Atriz Ceronha PontesPeça Camille ClaudelTeatro Glauce Rocha - Rio de Janeiro (RJ)Março de 2013Foto de Marcio RM
O espetáculo será apresentado em Rio Branco nos dias 25, 26 e 27 de março, no Teatrão (Foto: Marcio RM/Divulgação)

O espetáculo Camille Claudel chega a Rio Branco nos dias 25, 26 e 27 de março, no Teatro Plácido de Castro, às 20 horas nos dois primeiros dias e às 19 horas no último. A peça é encenada pela atriz Ceronha Pontes, com realização da MC Apoio, em parceria com a Atos Produções. O projeto foi um dos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

A encenação é um monólogo inspirado no gênio de Camille, que está impresso nas formas que esculpiu e na exuberante e implacável personalidade complexa. A personagem traça seus fantasmas em um formato que não segue, necessariamente, uma ordem cronológica. Em discussões, manifesta o rancor das injustiças que foi vítima ao longo da vida.

Durante a passagem pelo espetáculo na cidade, haverá sessão extra voltada a profissionais e pacientes de instituições psiquiátricas e grupos de teatro convidados. Após a apresentação, haverá debate sobre a arte e loucura.

“O espetáculo trata a vida e obra desta escultora francesa que passou os últimos 30 anos de sua vida em um manicômio. Então, receberemos pessoas do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e da ONG A Arte de Ser. Haverá ainda um tradutor de libras para proporcionar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva”, diz.

Os ingresso para as sessões abertas custam R$ 5 meia e R$ 10 inteira. O espetáculo Camille Claudel estreou em 2006 e desde então recebe elogios de crítica e público. Nestes 10 anos, já passou por diversas cidades, como Rio de Janeiro, Natal, São Luis, Manaus e Belém.