O espetáculo infanto-juvenil “Áfricas”, dirigido por Chica Carelli, montagem do Bando de Teatro do Olodum, será encenado nos dias 26 e 27 deste mês, às 16 horas, no Teatro Plácido de Castro. A peça faz parte da programação do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – que promove a cena baiana nos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e São Paulo – no período de abril a maio. Os ingressos de “Áfricas” custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudante).
A montagem apresenta a riqueza cultural africana, por meio de sua história, seu povo, mitos e religiosidade. De maneira lúdica, o espetáculo procura suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil, povoado de fábulas e personagens com características europeias.
“No espetáculo o público descobre que seus antepassados não foram apenas escravos e, sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral”, comenta a diretora Chica Carelli.
“Áfricas” apresenta a união entre dança e canto, uma das marcas do Bando de Teatro Olodum. A trilha é composta por Jarbas Bittencourt, e a coreografia é assinada por Zebrinha. A atmosfera mágica do espetáculo se completa com o cenário de Hélio Eichbauer e o figurino de Zuarte Junior.
Para saber mais sobre a programação de espetáculos acesse www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br.
O FTB recebe o apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) – ligada à prefeitura de Rio Branco – e do governo do Acre, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM), com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac).