A Cidade do Povo ganhará em breve uma obra feita em bambu, projetada pelo arquiteto colombiano Simon Velez uma das referências mundiais no uso dessa matéria-prima.
Simon esteve nesta terça-feira, 28, acompanhado pelo secretário de Obras Públicas e Infraestrutura (Seop), Leonardo Neder, e alguns gestores do Estado visitando a Cidade do Povo. A ideia é que o arquiteto faça um projeto usando a tecnologia já empregada em países como a Colômbia e China, precursores no uso desse vegetal na construção civil.
“Meu primeiro contato com o bambu acreano foi hoje, na Expoacre, e é igual ao que temos na Colômbia. Também visitei o quiosque do Parque Tucumã e achei o projeto uma maravilha”, elogiou Velez.
De acordo com Leonardo, que também é arquiteto, essa matéria-prima pouco usada no país: “O Acre será o precursor no uso do bambu no Brasil e a Cidade do Povo terá um grande projeto, que, com certeza, será referência”, garantiu.
Simon Velez, o arquiteto do bambu
Simon é um dos arquitetos mais atuantes do mundo na promoção do uso do bambu como elemento essencial na construção. Ele acredita que essa matéria-prima tem uma estrutura mais inteligente que a da árvore, além de ser um material econômico, que tem emissão zero de carbono e é muito competitivo em relação às madeiras, pois pode ser colhido o ano todo e não se esgota.
Na tarde do dia 29 e na manhã do dia 30, Velez ministrará a oficina “Técnicas de Construção de Obras Complexas com Bambu”, na Biblioteca da Floresta. Já na tarde de quinta-feira, será promovida a palestra “O Uso do Bambu na Construção – Uma Experiência de Vida”, gratuita e aberta ao público, no auditório do Sebrae.