Comitiva Boliviana conhece políticas florestais acreanas

A certificação, o ensino profissionalizante e a cadeia produtiva pautaram o diálogo no Polo Moveleiro (Foto: Ângela Peres/Secom)
A certificação, o ensino profissionalizante e a cadeia produtiva pautaram o diálogo no Polo Moveleiro (Foto: Ângela Peres/Secom)

O controle do desmatamento e desenvolvimento sustentável são as principais práticas que a comitiva boliviana, formada empresários e representantes da Autoridad de Fiscalización y Control Social de Bosques y Tierra, veio conhecer no Acre.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Florestal (Sedens), por meio do Departamento de Comércio, Serviços e Integração Social, articulou, com instituições governamentais afins, a realização de apresentações institucionais.

O representante da instituição oficial florestal boliviana, Rolf Perrogón, explica: “A Bolívia está desenhando o futuro do setor florestal e queremos fortalecer essa área. Por isso viemos ao Brasil, ao Acre, para conhecer as experiências”.

O empresário Erwin Vargas mencionou interesse na industrialização, principalmente no quesito do aproveitamento da madeira. Por isso, a visita ao polo moveleiro de Rio Branco foi um momento de troca de conhecimentos.

A coordenadora da Escola de Design, Elisângela Rocha, apresentou o projeto de ensino profissionalizante e a estrutura de apoio ao desenvolvimento dos marceneiros do estado. Nesta terça-feira, 28, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) apresentaram a legislação florestal brasileira.

Na quarta-feira, 29, o grupo se desloca a Xapuri e Brasileia para conhecer os polos industriais e a fábrica Natex. O grupo segue em visita até sexta-feira, 31, envolvido com o intercâmbio.