Espaços de memória recebem a 12ª Semana Nacional de Museus

“Museus: as Coleções Criam Conexões” é o tema da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Rio Branco participa do evento realizado em todo o Brasil, com uma programação que terá sua abertura nesta terça-feira, 13, às 10 horas, no Casarão, com apresentação do Grupo Hélio Melo e do Blue Note.  

museusA Semana Nacional de Museus comemora o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

A ação, que se estende até sexta-feira, 16, é coordenada pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural do Acre (DPHAC), da Fundação Elias Mansour (FEM). Espaços de memória da capital realizarão visitas guiadas e mostra de filmes.

A ideia com o tema é ressaltar a importância das coleções e a sua valorização. “Desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam”, explica Angelo Oswaldo, presidente do Ibram.

O evento segue a proposta do Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), cujo objetivo é dar visibilidade e valorizar o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

“O tema propõe reconhecer que as coleções são a semente dos museus. Elas fazem enriquecer o conhecimento e ampliam o diálogo, por meio dos elementos recolhidos e reunidos que são testemunhos vivos”, enfatiza Karla Martins, presidente da FEM.

“É o momento certo para propormos uma mudança de pensamento sobre o papel dos museus para a cultura de um povo. Esperamos que as pessoas visitem os espaços de memória”, disse Libério Souza, chefe do DPHAC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter