Profissional é lembrado no Dia Mundial da Enfermagem

Nesta segunda-feira, 12, comemora-se o Dia Mundial da Enfermagem, uma profissão que surgiu para oferecer assistência às pessoas necessitadas de cuidados de saúde. No Brasil, a profissão é de nível superior e possui varias áreas de especialização. A média salarial desse profissional é de R$ 2,2 mil. Atualmente, 394 enfermeiros atuam na saúde pública estadual do Acre.

O governo do estado autorizou o pagamento de insalubridade também aos enfermeiros (Foto: Arquivo/Secom)
Governo do estado autorizou o pagamento de insalubridade também aos enfermeiros (Foto: Arquivo/Secom)

O enfermeiro é responsável pela promoção, prevenção e recuperação da saúde dos pacientes. A enfermeira Celiane Medeiros é gerente e supervisora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Servidora do Estado há 21 anos, ela relata um pouco da própria experiência na profissão.

“O enfermeiro é um gerenciador, um líder de equipe, um multiplicador de informações e conhecimento, um administrador. Para se dedicar a essa profissão, é necessário mais do que afinidade, tem que gostar do que faz, ter embasamento científico e principalmente zelar pela ética profissional”, recomenda.

Em 2014 o governo do estado autorizou o pagamento de insalubridade aos servidores da saúde. A classe da enfermagem foi diretamente beneficiada, pois são os profissionais que mais têm contato com o paciente, bactérias e substâncias prejudiciais à saúde.

No Dia Mundial da Enfermagem, 83 enfermeiros aprovados no último concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) tomarão posse e começarão a atuar e contribuir para a saúde do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter