Escolas Técnicas à Distância chegam a sete cidades do Acre

Serão investidos R$ 2,2 milhões em quatro cursos para atender 525 estudantes com nível médio

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O MEC aplicará R$2,1 mil para atender a 525 alunos pelo sistema de educação à distância e presencial naquelas escolas (Foto Sérgio Vale / Secom)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde de hoje a relação dos primeiros pólos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). No Acre, foram selecionadas as seguintes unidades de ensino:  Escola Estadual de Ensino Médio Kairala José Kairala (Brasiléia), Escola Argentina Pereira Feitosa (Capixaba), Escola Joana Ribeiro Amed (Epitaciolândia), Escola Nazira Anute (Manuel Urbano), Escola Edmundo Pinto (Porto Acre), Escola Dom Júlio Matioli (Sena Madureira) e Escola Rita Maia (Xapuri).

O MEC aplicará R$ 2,1 mil para atender a 525 alunos pelo sistema de educação à distância e presencial naquelas escolas. Os cursos são de Gestão de Negócios, Secretariado Executivo, Gestão Pública e Eletrotécnica. O  Governo do Acre, através do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr Grechi investirá R$ 160 mil e as prefeituras dos municípios onde se localizam as escolas darão contrapartida de R$ 84 mil para execução do e-Tec Acre.

O Instituto Dom Moacyr irá adquirir uma carreta para o curso de eletrotécnica. O veículo irá percorrer os municípios para as aulas presenciais.

O projetos foram avaliados pelo Ministério da Educação e poderão iniciar as atividades a partir deste mês de junho.  O programa, que tem como foco expandir a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente para o interior e para as áreas metropolitanas, irá oferecer 50 mil vagas para jovens de todo o país. Ainda neste mês, paralelamente, serão iniciados o processo de financiamento, a capacitação dos professores e tutores e a realização dos processos seletivos. “O e-Tec visa ampliar a oferta de cursos técnicos no Acre”, explicou Irailton Lima, diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr.

Os cursos terão duração média de um a dois anos e contam com tutoria presencial e à distância oferecida em pólos de apoio. O processo seletivo dos alunos é de responsabilidade das escolas agropecuárias, escolas técnicas vinculadas a universidades e centros federais de educação tecnológica (Cefets), instituições parceiras. Ao MEC caberá financiar o material didático impresso e virtual, além de efetuar o pagamento de bolsas aos tutores. Os pólos passaram por uma avaliação in loco. Foram analisados a infra-estrutura do local oferecido, o espaço para biblioteca e a oferta de laboratórios de informática.