educação básica

Escolas receberão kits para construção de dispensadores de álcool em gel

Vencedores da edição 2020 da Mostra Viver Ciência, a Escola Neutel Maia, de Rio Branco, e o Instituto Odilon Pratagi, de Brasileia, receberão kits para a montagem de dispensadores de álcool em gel automatizados. Os projetos serão realizados de maneira virtual.

No mês de abril, também de maneira virtual, a Divisão de Automação e Empreendedorismo (Diaemp), do Departamento de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), iniciou o projeto Clube de Robótica, para 12 alunos das escolas vencedoras do Viver Ciência 2020.

Dispensadores serão projetados pelos alunos. Foto: Cedida

No mês de maio, foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da rede pública participarem do minicurso de Introdução ao Arduíno, que é uma plataforma de programação utilizada por estudantes, pesquisadores, professores e interessados em robótica, por meio do simulador Tinkercad, que foi oferecido pelo Centro de Matemática, Ciência e Filosofia (CMCF) da SEE, em parceria com a Diaemp.

Além disso, a Diretoria de Inovação trabalha no planejamento da sétima edição da Mostra Viver Ciência, evento que envolve todos os municípios do estado. Em 2020, o evento foi realizado de maneira virtual. Para este ano, a previsão é de que se dê entre os meses de agosto e setembro.

O Viver Ciência é uma promoção do Núcleo de Incentivo ao Conhecimento (NIC) da SEE, responsável pela proposição de ações que alcançam professores e alunos da educação básica. “É um incentivo a desenvolver práticas inovadoras na educação, a partir de projetos que façam o aluno refletir sobre problemáticas da comunidade em que vive, propondo soluções”, disse chefe do Departamento de Inovação, Raquele Nasserala.