Tema foi abordado durante o evento cívico que reuniu centenas de estudantes nesta sexta-feira
Fotos: Gleilson Miranda/Secom |
Faixas de alerta pela preservação da fauna e flora da Amazônia foram representadas em roupas e adereços dos alunos das oito escolas do Segundo Distrito que desfilaram na rua 16 de outubro na manhã desta sexta-feira em comemoração pelo Dia da Amazônia, data oficializada no calendário de eventos do Estado por meio da Lei n°. 1.526, de 5 de janeiro de 2004. O objetivo das homenagens à data é contribuir para a formação social e moral do aluno, estimular o aprimoramento musical das corporações, promover o intercâmbio cultural entre os estudantes, além de mobilizar a comunidade para a importância da preservação da Amazônia e toda sua biodiversidade.
Marta de Jesus pensa assim. Ela mora no bairro Santa Inês e levou as duas filhas, alunas da Escola Antonia de Freitas, para desfilar. Para a dona de casa, o ato cívico é importante tanto para a formação do aluno quanto para a diversão das crianças. "Elas gostam, participam. Pra elas isso é uma brincadeira que ensina a ter mais disciplina", diz a mãe.
A Escola Madre Hildebranda homenageou a literatura mundial e o folclore brasileiro com uma ala infantil representando personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, lendas das matas brasileiras e de fábulas e contos de todas as épocas, assim como personagens históricos.
Segundo a Secretaria de Educação do Estado, o evento se tornou uma tradição em Rio Branco com destaque para o desfile das escolas no Segundo Distrito. A secretária de Educação, Maria Corrêa, e o chefe do Gabinete Civil, Edson Manchini, além de autoridades militares assistiram ao desfile.
Participaram do desfile alunos das escolas Willy Viana, Escola Maria Angélica, Escola Madre Hidelbranda, Escola Antonia Fernandes, Escola Paulo Freire, Escola João Mariano, Escola Carlos Vasconcelos, Escola Lourival Pinho e ainda a Banda Musical da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar.