Escolas da Cidade do Povo integram projeto de Matrícula Cidadã no Acre

Escola Frei Heitor Maria Turrini já integra a Matrícula Cidadã (Foto: )
Escola Frei Heitor Maria Turrini já integra a Matrícula Cidadã (Foto: Marinez Pontes)

Recentemente inaugurada na Cidade do Povo, a Escola Frei Heitor Maria Turrini já integra a Matrícula Cidadã. Iniciado em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE), o projeto é coordenado pela Diretoria de Gestão Estratégica e Relações Institucionais e facilita a vida das famílias, que antes enfrentavam filas nas escolas para conseguir vagas para seus filhos.

Antes da conclusão do ano letivo, todas as escolas fazem o levantamento e previsão para encaminhar os alunos para o próximo segmento. Na SEE as informações do mapeamento das nove regiões do zoneamento são cruzadas e, ao final do ano letivo, os pais já sabem as opções para as quais os filhos podem ser encaminhados. “Ao estudar perto de casa, o aluno tem melhor acompanhamento da família e melhora a própria relação da escola com a comunidade, que se torna mais próxima”, destacou Evaldo Viana, diretor de gestão da SEE.

Com a estratégia de gestão, o aluno completa o ciclo da educação básica, que compreende o ensino infantil, fundamental 1 e 2 e médio, sempre dentro do mesmo bairro ou regional. A parceria com o município de Rio Branco também permite a mesma integração com os alunos que saem das creches. Ao longo desses dez anos, observa-se também que o investimento na infraestrutura das escolas pode ser melhor direcionado, já que as necessidades dos alunos são consideradas de acordo com cada modalidade de ensino, em vez de escolas mistas, como ocorria anteriormente.

Aluna do 5º ano do ensino fundamental, Letícia Damasceno elenca as vantagens da matrícula cidadã.  “A escola é perto, eu não ando muito para chegar e ainda dá para acordar mais tarde”, explicou.

Victor Cardoso cursa o 5º ano do ensino fundamental. O estudante já sabe que em 2016 vai estudar na Escola Professora Raimunda Silva Pará, que fica em frente à atual escola. “É bom também porque eu posso vir para visitar e rever meus colegas e pessoas daqui que gosto”, disse.