Escola Maria Raimunda Balbino no Prêmio Gestão Escolar

Com alto índice de aprovação escola acredita na vitória

na_hora_do_recreio_criancas_brincam_com_jogos_que_estimulam_a_memoria.jpg

Na hora do recreio crianças brincam com jogos que estimulam a memória (Foto: Eunice Caetano/Assessoria SEE)

o_indice_de_aprovacao_dos_alunos_chega_a_98_por_cento_na_escola.jpg

Índice de aprovação dos alunos chega a 98% na escola (Foto: Eunice Caetano/Assessoria SEE)

Uma das dez finalistas do Prêmio Estadual de Referência em Gestão, a Escola Maria Raimunda Balbino, no bairro Palheiral, é um exemplo de que a boa escola, necessariamente, não tem que estar localizada em bairros centrais. Em 2005, a instituição obteve nota 5,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e pela segunda vez fica entre as finalistas do prêmio com projetos que tem garantido excelentes níveis de aprovação.  

O projeto Visita Familiar é um dos destaques da escola, que atende a 610 estudantes de 1ª a 4ª série.A atividade consiste no monitoramento da freqüência e auxílio àqueles com dificuldades na aprendizagem, iniciativa que  tem garantido a permanência do estudante na escola e a atuação  direta dos pais no processo de ensino/aprendizagem de seus filhos, além de um índice de aprovação que chega aos 98% .

Para a diretora, Alice da Conceição Silva, participar do Prêmio Gestão Escolar é a oportunidade de valorizar o esforço, o trabalho e o envolvimento participativo de toda a comunidade escolar no processo educacional, além de ser uma ferramenta de construção em todos os aspectos educacionais. "Concorrer ao prêmio é ter um instrumento de autoavaliação, como também repartir e enriquecer nossas experiências com as demais escolas", declara Alice.

Outro projeto que tem feito sucesso com os alunos é o Recreio Dirigido, que tem como finalidade orientar os alunos no intervalo das aulas, a utilizar jogos didáticos como dama, dominó, contação de histórias e boliche. "É uma forma lúdica de recreação para evitar possíveis acidentes na hora do recreio e também estimular o raciocínio das crianças", justifica a diretora.

Com base na teoria histórico-crítica, a Raimunda Balbino, assume assim, o compromisso pedagógico de promover um ensino-aprendizagem condizente com a realidade de seus educandos, garantindo-lhes igualdade de condições, acesso e permanência na escola como também padrão de qualidade. Considera a educação a base para construção de uma sociedade consciente, justa e participativa.

A revelação das escolas campeãs está marcada para o próximo sábado, 08 de agosto, às 9 horas, no Teatro Plácido de Castro.

Assista ao vídeo da escola candidata

{xtypo_rounded1}

{/xtypo_rounded1} 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter