Escola João Calvino é finalista em Feira Brasileira de Ciências e Engenharia com protótipo de climatizador sustentável

A Escola Presbiteriana João Calvino, de Rio Branco, conveniada com o governo do Acre, é finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) mais uma vez. A instituição de ensino recebe recursos do governo do Acre para contratação de pessoal e, em contrapartida, não cobra mensalidade e absorve alunos da rede pública.

O resultado foi divulgado nessa terça-feira, 30,no site da feira. O projeto que pode passar para a final é dos alunos do 2º ano A e propõe climatização sustentável para pequenos ambientes. O climatizador é feito de materiais recicláveis e reutilizados, de forma simples e prática. É utilizada uma caixa de isopor para manter a temperatura, um joelho de PVC, um cooler de computador de 12 volts, uma bateria de 9 volts e alguns fios elétricos, utilizando água gelada e gelo como combustível. Essa é a única escola do Acre a ser finalista da feira.

Escola tem se dedicado a incluir na grade escolar os eixos: ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. Foto: Cedida

Paulo Cezar Augusto, é professor e um dos coordenadores do projeto, comemorou essa conquista.

“Nossas expectativas são as melhores. O nosso trabalho passou por vários processos, várias etapas, duas submissões on-line e estamos novamente na final. Para a gente é um grande orgulho ser a única escola do nosso estado a estar na final da Febrace, e representar a educação do nosso estado, nossa educação tem qualidade. É uma grande honra para a gente e para os nossos alunos”, destaca.

De acordo com a programação, alunos e professores devem estar em São Paulo em março para a mostra e cerimônia de premiação.

“Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo e estamos realmente desenvolvendo uma educação de qualidade, a qual busca a formação completa de nossos alunos, tanto nos aspectos voltados à questão social, econômica, pedagógica e a educacional. Acima de tudo, procuramos fazer com que esse aluno busque responder, busque soluções, analise questões do nosso cotidiano, problemas que talvez nós possamos encontrar soluções em pesquisas e projetos”, enfatiza o professor.

Desde 2013, a escola, que abrange os ensinos fundamental II e médio, tem se dedicado a incluir na grade escolar os eixos: ciência, tecnologia, meio ambiente e sociedade. O intuito é fazer com que os alunos entendam a ciência, saibam empregá-la no dia a dia, no que diz respeito ao meio ambiente, e levem respostas à sociedade.

Entre os projetos, há o biodigestor, que substitui gás de cozinha e ganhou o prêmio destaque da 21ª edição da Febrace, nessa oportunidade ficou com o 5º lugar na votação popular; a placa solar feita de papelão e garrafa; e o aplicativo de Olho no Rio, que tem como finalidade a resolução dos problemas sociais. A plataforma contém vários tipos de informações importantes sobre os principais rios e seus afluentes.

“Agradecemos também sempre à Secretaria de Estado de Educação, e ao nosso secretário, Aberson Carvalho, que sempre nos apoiou e nos deu essa oportunidade”, destaca.

Projeto de escola no Acre concorre é finalista na Febrace. Foto: Cedida

‘Trazer reconhecimento para o Estado’

Heloísa de Lima , de 16 anos, é uma das alunas envolvidas no projeto finalista na feira. Ela destacou que o resultado traz resultados para o Estado.

“Nós estamos com expectativas muito altas em relação a esse projeto e também com muito orgulho de poder representar nosso estado do Acre na final de uma feira tão importante. Queremos não somente participar, mas também trazer reconhecimento para o nosso estado e a nós mesmos, trazendo visibilidade para o Acre e também alguns prêmios”, disse.

A coordenadora da escola, Rosana Fernandes, destacou o esforço dos alunos e professores que nos últimos anos têm buscado se destacar na feira de inovação e ciência.

“É uma emoção muito grande poder ver a conquista e os nossos alunos em participar da grande feira que acontece todo ano, em São Paulo, na Febrace e ver as nossas alunas com o projeto delas, ver o desenvolvimento e todo o trabalho que elas tiveram na elaboração e na execução desse projeto, na apresentação junto à banca de professores lá da USP [ Universidade de São Paulo]”, disse.

Além disso, Rosana destacou que esse resultado positivo mostra que a escola tem trilhado o caminho certo na capacitação desses alunos.

“A gente vê que os nossos professores estão indo no caminho certo. Estão dando a orientação necessária para que cada aluno possa se desenvolver. E o mais importante, ver que esses alunos, eles por si só, correm atrás e conquistam o seu espaço, o seu desenvolvimento e o seu aprendizado.”

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, enfatizou que iniciativas como essa fazem com que os estudantes ingressem na área de pesquisa científica, fortalecendo a educação: “A equipe da escola e os estudantes estão de parabéns por essa conquista”.

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