Escola de Saúde receberá Biblioteca Virtual

Estação BVS permite acesso gratuito a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais

A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira Rocha receberá nesta terça-feira, 17, às 9h30, uma Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). Após a instalação da unidade, haverá capacitação para os colaboradores da escola sobre como fazer pesquisas bibliográficas em bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os participantes aprenderão a identificar fontes de informação e serviços de acesso a documentos científicos. O curso é essencialmente prático, com ênfase nos métodos de busca e exercícios de fixação e destaque para a apresentação da BVS Brasil e da BVS Saúde Pública.

A BVS Brasil pretende reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento e integrar as redes de fontes de informação em saúde. A Estação BVS permite o acesso gratuito a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas, nacionais e internacionais. Trata-se de informações acadêmicas ou geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), por exemplo, o usuário pode pesquisar dicas, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações do ministério. Além disso, pode aprender sobre definições, siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde. A unidade é uma iniciativa do CEEPS/PI, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter