Educação Musical

Escola de Música e Sesc promovem oficina com o músico João Veras em Rio Branco

“Catraieiro, rema, me leva pro lado de lá. Menino, segura o remo, não deixa a catraia virar”. Esse verso do samba do cantor acreano Da Costa, entre tantas outras composições de diversos artistas locais, fazem a trilha sonora que tem ecoado na Escola de Música do Acre (Emac), em Rio Branco.

Trata-se da Oficina de Introdução à Música Acreana Urbana, uma parceria da unidade de ensino musical com o Serviço Social do Comércio (Sesc), ministrada pelo músico, escritor e poeta João Veras. O evento teve o seu primeiro módulo na tarde desta segunda-feira, 7.

Emac e Sesc promovem oficina sobre música acreana urbana para a comunidade. Foto: Manoela Rocha/Emac

Com mais de 30 anos de carreira artística, Veras apresenta na oficina uma análise histórica, sonora e literária das músicas compostas no Acre, especialmente nas zonas urbanas, além de criar um ambiente de debate para o fomento dessas obras.

“O objetivo da formação é estimular o conhecimento sobre a música acreana, seus artistas e compositores, que geralmente estão na invisibilidade perante o grande público consumidor de cultura”, destaca o palestrante.

O músico, escritor e poeta João Veras é o mediador da oficina sobre música acreana. Foto: André Araújo/SEE

Na oportunidade, João Veras também utiliza como metodologia a audição de canções, com leitura de letras e das produções teóricas produzidas por músicos, docentes e ativistas culturais e demais referências bibliográficas que dizem respeito à temática da oficina.

“Um dos ambientes perfeitos para se difundir esses conhecimentos é aqui na Escola de Música, pois na oficina estamos colocando os nossos alunos em contato direto com as obras e artistas acreanos, de diferentes gêneros musicais”, relata o coordenador-geral da escola, Afonso Portela.

Assim que soube da capacitação, o jovem compositor Lucas Marcelino de Souza, de 24 anos, morador do bairro Rui Lino, como se diz popularmente, “não contou conversa” e foi participar do primeiro módulo.

“Quando eu vi o cartaz da oficina nas redes sociais, já me imaginei aqui. Tenho um trabalho autoral e quero brevemente me somar a esses grandes artistas que temos. Parabenizo a Emac e o Sesc pela iniciativa”, disse.

o compositor Lucas Marcelino de Souza interage com o palestrante João Veras. Foto: André Araújo/SEE

Oficina

Os novos módulos seguem nesta semana, de terça a quinta-feira, 8 a 10. O horário é das 15 às 17 horas. A atividade pedagógica é gratuita e as inscrições são feitas presencialmente no local da oficina.

A Escola de Música do Acre está localizada na Avenida Central, 92, Conjunto Tucumã II, ao lado da Escola Estadual Raimundo Gomes. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, entre em contato com a Emac pelo telefone 3229-4918, que também recebe mensagens pelo aplicativo whatsapp.