Com o objetivo de desenvolver as habilidades musicais de artistas acreanos, a Secretaria de Estado, Educação e Cultura (SEE) promoveu uma Oficina de Guitarra na Escola de Música do Acre (Emac), em Rio Branco.
Na noite de terça-feira, 27, houve a última aula da formação e a entrega dos certificados para 30 participantes do curso, que foi ministrado pelo professor de guitarra da Emac, Nicke Koja.
“Com um cronograma de dois meses, apresentamos estudos de teoria musical, técnicas no instrumento, uso de equipamentos e demais acessórios tecnológicos, além de experiências práticas na sala de aula e no palco”, relata o docente.
No decorrer da formação, também houve interações online com artistas que residem em outros estados e possuem uma relevância no cenário nacional, como os guitarristas Sydnei Carvalho e Evandiê Silva.
“O diálogo da classe artística rio-branquense com a gestão escolar proporcionou a criação dessa oficina. Com ela, ampliamos essa interatividade com grandes músicos do nosso país e construirmos um ambiente de troca de experiências e ampliação de conhecimentos”, destaca o coordenador-geral da Emac, Afonso Portela.
Neste sentido, os referidos ensinamentos desenvolverão as habilidades dos guitarristas, sejam eles profissionais ou iniciantes, como o exemplo do jovem Alan Souza, de 17 anos, estudante da Escola João Calvino.
“Há dez anos comecei a tocar guitarra. Uma paixão que começou cedo, graças à influência de parentes e amigos. Porém, para evoluir eu precisava de orientações profissionais. Então, participei dessa oficina e agora estou recebendo o meu primeiro certificado como guitarrista”, contou Alan Souza.
A Oficina de Guitarra da Emac teve o apoio das empresas Halley Music e Nig Music, da luthieria S.O.S Guitar, da Banda Jamblues e dos músicos Salomão Mendonça e Denis Gurgel.