bate o sino

Escola de Música do Acre apresenta Cantata de Natal nesta sexta em Rio Branco 

O período natalino começará a emitir seus primeiros sons pela cidade. O ato inicial será nesta sexta-feira, 1º, às 19h30, nas escadarias e janelas do Palácio Rio Branco, no centro da capital.

Trata-se da Cantata de Natal, um concerto desenvolvido pelos estudantes e professores da Escola de Música do Acre (Emac). O repertório é composto por canções de domínio popular como Noite Feliz, Então é Natal, Bate o Sino e Estrela de Natal, entre outras.

A primeira apresentação da Cantata de Natal será nesta sexta-feira, 1º, às 19h30 no Palácio Rio Branco. Foto: Arquivo Secom

Cerca de cem músicos compõem o grupo de cantores, instrumentistas de cordas friccionadas que formam a orquestra e uma banda-base com bateria, teclado, guitarra, violão e baixo. A regência será do Maestro Afonso Portela, coordenador-geral da Emac.

“Convido toda a população rio-branquense para prestigiar a nossa primeira apresentação natalina, conferir os talentos dos nossos estudantes e observar como o ensino musical oferecido pelo governo do Estado está transformando o cotidiano de cada um deles, despertando e aprimorando os seus talentos”, destaca.

Os grupos de estudos e ensaios foram realizados na Escola de Música do Acre. Foto: José Caminha/Secom

Quem endossa o chamamento para a cantata é a jovem Lívia Dominguez, estudante da Escola Lourival Sombra, que no seu contraturno também é aluna da Emac, na turma de violino. “Esse é o meu primeiro ano de estudo na Escola da Música e terei a honra de me apresentar para uma grande plateia. Isso é gratificante e me incentiva a estudar cada vez mais”, disse.

Além do governo do Acre, a Cantata de Natal recebe o patrocínio do grupo Energisa, no oferecimento de oficinas de música com artistas acreanos, para aperfeiçoar os estudos e os ensaios de membros da comunidade que participaram dos concertos.

Lívia Dominguez participou de uma oficina musical ofertada pelo grupo Energisa. Foto: José Caminha/Secom

“É uma honra para a empresa contribuir com o futuro musical desses jovens acreanos. Estamos ansiosos para ver a apresentação e, por meio dela, incentivar que outros jovens possam participar das oficinas de música que ainda serão proporcionadas pela parceria com a Energisa. Esse é apenas o primeiro ano dessa ação. Queremos contribuir mais e mais com a revelação desses talentos”, relata o diretor-presidente da Energisa/Acre, Ricardo Alexandre Xavier.