Escola de jiu-jitsu promove inserção no esporte para jovens da Cidade do Povo

(Foto: Angela Peres/Secom)
A escola dá aulas de jiu-jitsu para jovens na faixa etária entre 7 e 15 anos (Foto: Angela Peres/Secom)

Integrar jovens na prática de esporte. É esse o objetivo da escolinha Jiu-Jitsu – Inserção Social pelo Movimento, que atua há mais de um ano na Cidade do Povo. Nesta semana, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esporte (SEE), a iniciativa conseguiu adquirir quimonos para os alunos.

O projeto nasceu ainda na gestão do então secretário-adjunto, Petrolino Lopes, o Pelezinho. “O governo do Estado deu todo o apoio para que começássemos as aulas aqui na Cidade do Povo, local que tem uma grande concentração de jovens que precisam de um incentivo como esse”, lembra o professor e coordenador da escola, Ray Perez.

Até o momento, mais de cem crianças e adolescentes, na faixa etária entre 7 e 15 anos participam. A iniciativa atua, ainda, em outro núcleo, localizado no Ginásio do Sesi. As aulas são realizadas três vezes por semana – segunda, quarta e sexta-feira, na parte da manhã. “Queremos ampliar para outros turnos para que tenhamos mais participação dos estudantes que estudam na de manhã”, ressalta Ray.

(Foto: Angela Peres/Secom)
Gabriela: “O esporte muda nossa vida” (Foto: Angela Peres/Secom)

Mudança de rotina

Praticando jiu-jitsu desde a fundação da escolinha na Cidade do Povo, a estudante Gabriela Silva, de 16 anos, explica como sua rotina mudou. “Pratico quase todo dia, nos contraturnos da escola. Mesmo não morando mais aqui, continuei as aulas, e agora frequento no Ginásio do Sesi”, diz.

Destaca, também, como as aulas ajudaram na sua vida: “Hoje sou mais focada em tudo. Não falo só por mim, mas pelos colegas que também estão aqui. O esporte muda nossa vida”.

Para se inscrever, basta os pais ou responsáveis procurarem algum dos núcleos. O jovem precisa estar matriculado na rede pública de ensino.