Escola Craveiro Costa faz 58 anos e é referência para moradores do Remanso

(Foto: Onofre Brito)
Diversas atividades comemoram os 58 anos da escola (Foto: Onofre Brito)

Por toda esta semana, a Escola Estadual de Ensino Médio Craveiro Costa está realizando atividades culturais, religiosas e esportivas para comemorar os 58 anos de idade. A instituição é uma das mais importantes de Cruzeiro do Sul, com 1.070 alunos distribuídos nos três turnos: manhã e tarde, com ensino médio regular, e à noite, com o Peem Poronga.

Um dos pontos altos das atividades foi o projeto cultural desenvolvido em 14 salas de aula para contar a história da instituição. Decoradas pelos próprios alunos, com orientação dos professores, as salas lembram vários episódios, a atuação de diretores, as conquistas esportivas e culturais e as pessoas que tiveram importância na trajetória da entidade.

A Craveiro Costa nasceu dentro da Escola Comandante Braz de Aguiar como escola de ensino fundamental (extinto primeiro grau). Depois teve sede própria, onde hoje está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

(Foto: Onofre Brito)
Há sete anos a escola está no Remanso (Foto: Onofre Brito)

Há sete anos, porém, o governo do Estado decidiu levar a escola para o bairro do Remanso. Para o atual diretor, Flávio Rosas, a mudança foi eficaz em seu intento original, que era melhorar a autoestima e a qualidade de vida para uma região de bairros pobres e de grande número de moradores.

“A escola ajudou a melhorar a situação social da região e vem formando pessoas ativas na sociedade”, avaliou Rosas.

O diretor relata que a escola vem obtendo conquistas em nível estadual e até nacional, como o primeiro lugar na Olimpíada de Língua Portuguesa, boa participação na Olimpíada de Matemática, além da última conquista que foi o segundo lugar no concurso Jovem Senador, obtido pela aluna Eduarda Moura.

História ilustrada

As medalhas e premiações são motivo de orgulho para a comunidade escolar (Foto: Onofre Brito)
As medalhas e premiações são motivo de orgulho para a comunidade escolar (Foto: Onofre Brito)

A estudante Camila Nascimento de Alencar é uma das responsáveis pela organização da sala que conta as histórias de três dos principais diretores na história da escola: Professor Siqueira, Leônidas Campos e João Barbosa. Entusiasta com a escola, ela exclama: “Me orgulha estar nesta escola. Estou muito satisfeita com o trabalho que fizemos. Isto vai engrandecer ainda mais a nossa história”.

Em outra sala, os alunos contam a história de Craveiro Costa, um alagoano que fez história em Cruzeiro do Sul. A professora orientadora, Maria Dulcilene dos Santos, explica que ele foi um dos pioneiros da educação no Vale do Juruá, tendo fundado o primeiro grupo escolar da região.

A professora conta que, em plena década de 1930, Craveiro Costa já tinha a visão da importância do ensino técnico. “Ele buscava um ensino que priorizasse o prático, de maneira que os filhos dos trabalhadores, assim que terminassem o ensino médio [antigo segundo grau], já tivessem uma profissão.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter