Equipe de governo do Acre conhece iniciativas bem-sucedidas em visita técnica à Sefaz do Rio Grande do Sul

Uma equipe do governo do Acre, composta em sua maioria por integrantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), realizou nesta terça-feira, 18, uma visita técnica à Sefaz do Rio Grande do Sul.

A intenção foi conhecer a experiência gaúcha com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), indicador utilizado para distribuir a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A Sefaz/RS compartilhou sua experiência com o IPM, indicador utilizado para distribuir a arrecadação do ICMS. Foto: Robson Nunes (Sefaz/RS)

“Temos uma relação de muita parceria com os municípios, e isso é muito importante. É algo que foi consolidado ao longo dos últimos anos. A gente sabe a repercussão que tem para a sociedade e para os municípios”, disse o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

O encontro também contou com uma apresentação do modelo de levantamento e acompanhamento dos passivos contingentes, termo usado para nomear os débitos incertos, que podem ou não ocorrer.

“Nossa visita técnica consistiu em aprimorar nossos conhecimentos sobre essas matérias e verificar a experiência do Rio Grande do Sul para implementarmos essa política de trabalhar com parceiros contingentes”, disse o diretor de Planejamento Orçamentário da Sefaz, Lonmário Valle.

Durante a agenda, a equipe do governo do Acre acompanhou as mudanças feitas na educação gaúcha, por exemplo, uma vez que aquele estado promove, atualmente, maior repasse aos municípios com melhor desempenho no ensino.

A intenção da visita foi de aprimorar conhecimentos também em uma política de parceiros contingentes. Foto: Robson Nunes (Sefaz/RS)

Atendendo a essa demanda, a Sefaz-RS desenvolveu, recentemente, um projeto bem-sucedido de adequação do índice de rateio da cota-parte do ICMS para contemplar um indicador de avaliação da qualidade da rede municipal de ensino, que considera critérios de equidade e o nível socioeconômico dos educandos.

“Trata-se de uma exigência recente inserida na Constituição Federal, que devemos regulamentar no Acre nos próximos meses. Viemos conhecer o projeto, aproveitando uma forte parceria entre as secretarias de fazenda estaduais para a troca de experiências. É uma colaboração que permite encurtar caminhos e quem mais ganha é a sociedade”, disse o chefe de Divisão de Gestão de Conhecimento e Estudos e auditor da Receita, Itamar Magalhães.

Também representaram a Sefaz acreana os diretores Eduardo Alves (Contabilidade-Geral) e Israel Monteiro (Administração Tributária), os auditores Manoel Lima e André Hendler, além do procurador do Estado Gustavo Valadares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter