Equipe de governo continua atendimento na ZAP-BR

Chuvas e difícil acesso não brecam trabalho na região

reunio_com_produtores_na_ugai_jurupari.jpg

Técnicos se reúnem com moradores da UGAI Jurupari para discutir ações prioritárias para a região (Foto: Assessoria/Sismat)

Durante a primeira quinzena de janeiro uma equipe de técnicos do Instituto de Terras do Acre – Iteracre e da Seaprof percorreu as comunidades dos rios Envira e Jurupari para dar continuidade ao trabalho de mitigação das obras da BR 364 através do projeto de desenvolvimento sustentável da região conhecida como ZAP-BR.

Esta Zona de Atendimento Prioritário foi criada com a importante missão de levar assistência à produção e melhoria de qualidade de vida para uma das regiões de mais difícil acesso do Acre. A construção da BR é a realização de um sonho de mais de 40 anos para as famílias que vivem entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó.

O esforço conjunto de vários órgãos de governo, como da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof e da Secretaria de Estado de Saúde- Sesacre, por exemplo, já levou para a região atendimento de saúde e de cidadania, beneficiando 1.200 moradores da ZAP-BR.

"Esta viagem serviu para monitoramento dos roçados sustentáveis que receberam a mucuna (leguminosa usada para substituir o fogo) e troca de informações com produtores a respeito do manejo dela. Além disso, foram entregues mais 10 kits de FDL, concluindo a demanda de 20 kits para a comunidade Nova União", explica o Coordenador da ZAP-BR, Fernando Lima.

tcnicos_ajudam_os_produtores_no_plantio_da_mucuna.jpg

Produtores são orientados e recebem ajuda de técnicos para o plantio da mucuna (Foto: Assessoria/Sismat)

Entre os dias 8 e 16 deste mês foram distribuídas 4 mil mudas de espécies florestais nativas. Açai de touceira, caju, ingá, copaíba, mogno e cedro ajudam na recomposição das áreas alteradas e ainda contribuem com a segurança alimentar das famílias da região. Houve ainda palestra de um técnico de assistência técnica rural da Seaprof sobre crédito rural, técnicas de construção e monitoramento de açudes. Este último assunto, aliás, é de grande interesse dos produtores da ZAP BR e mais um sonho que começa a ser realizado com a construção de 12 açudes.

"O objetivo também era verificar a logística de acesso à ZAP BR pelos rios, tendo em vista que nessa época do ano é o único jeito de chegar á comunidade, e era um compromisso do governo permanecer na ZAP BR mesmo durante o inverno. Compromisso que está sendo cumprido conforme o planejamento", reforça Fernando Lima.

Mais uma viagem está sendo organizada para o início de fevereiro. Desta vez será entregue o restante dos kits de roçados sustentáveis compostos por lima chata, enxada, terçado, plantadeira manual, lona de PVC, sacaria, roçadeira a gasolina, sementes de milho e feijão que serão plantados no mês de maio, após o corte da mucuna.

{xtypo_rounded2}
Números da ZAP BR

65 propriedades foram diagnosticadas pela assistência técnica

93 famílias já fazem parte do Programa de Certificação das Propriedades Rurais Sustentáveis

100% da primeira parcela do Bônus foi paga

72 famílias beneficiadas com roçados sustentáveis, incluindo a entrega dos sementes de Mucuna

93 famílias beneficiadas com entrega de pequenos animais e sementes de hortaliças

20 kits de FDL (folha líquida defumada) entregues

14 açudes construídos em parceria com os produtores

475 consultas médicas

179 exames médicos

50 procedimentos de enfermagem

21 atendimentos de serviço social

R$ 55 milhões é a previsão de investimento na região até 2010

{/xtypo_rounded2}