Agentes de Desenvolvimento Comunitário iniciam curso de formação

Primeira turma é formada por jovens do Vale do Juruá. Até o final deste ano mais 100 pessoas serão qualificadas para atuar nas comunidades

aula_inaugural_instituto_dom_moacir_foto_val_fernandes_05.jpg
aula_inaugural_instituto_dom_moacir_foto_val_fernandes_11.jpg

Jovens de três municípios participaram da Aula Inaugural do curso de Técnico Agroflorestal (Fotos: Val Fernandes/FEM)

Vinte jovens e adultos moradores de Porto Walter, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo participaram da Aula Inaugural do curso Técnico Agroflorestal que aconteceu nesta quarta-feira em Rio Branco. A qualificação técnica está inserida no Projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário.

Estes Agentes são os responsáveis pela realização do diagnóstico, e posterior elaboração e implementação dos Planos de Desenvolvimento Comunitário em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente.

Os jovens ficarão em regime de residência durante os 24 meses de formação na Escola da Floresta, unidade do Instituto de Formação Profissional Dom Moacyr (IDM). A seleção foi realizada pelo IDM nas Comunidades de Atendimento Prioritário, nas Comunidades Pólo e das Zonas de Atendimento Prioritárias Rurais da região do Vale do Juruá.

“Estes jovens têm papel fundamental e estratégico dentro do Programa Integrado de Desenvolvimento do Acre, o ProAcre. Estamos oferecendo a qualificação profissional para que eles possam ajudar suas comunidades na promoção do desenvolvimento local”, destacou o diretor presidente do IDM, Irailton Lima.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, que também participou da abertura solene do curso, os Agentes de Desenvolvimento Comunitário terão suas ações financiadas pelo ProAcre, e têm a missão de contribuir para a independência econômica e com o desenvolvimento sustentável das comunidades.

O Governo do Estado irá ofertar a habilitação técnica a 300 jovens e adultos dentro desta proposta em todos os municípios. Joseane Campos, 25, mora em Porto Walter e é uma das educandas do curso. “Esta será uma oportunidade profissional e também uma forma de atuar ativamente do desenvolvimento do lugar onde moramos”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter