Na primeira semana deste mês, uma equipe coordenada por Dora Holanda, assessora de Gestão do gabinete da secretária de Estado de Saúde, esteve nas unidades de saúde dos municípios para verificar suas necessidades e carências, nos aspectos físicos e de recursos humanos. A equipe se reuniu com os gestores e servidores de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
De acordo com Dora Holanda, a visita foi solicitada pela secretária Suely Melo e visa avaliar, especificamente, a situação das unidades para definir estratégias que garantam melhorias na estrutura física, nos equipamentos e também no quadro profissional das unidades, para oferecer qualidade e humanização nos serviços ofertados à população.
“Esse trabalho já vem sendo realizado desde o início da gestão do governador Tião Viana. E a secretária Suely Melo gosta de estar perto dos gestores, dividindo as responsabilidades. Temos o dever de oferecer qualidade na infraestrutura e nos serviços oferecidos para garantirmos qualidade no atendimento. É fundamental a satisfação do usuário”, diz Dora.
A assessora conta que foi montada uma sala de situação para monitorar, avaliar e acompanhar as unidades de saúde do Estado com o intuito de resolver pendências ou qualquer problema que surgir dentro dos hospitais. “Toda semana fazemos contato com os gestores das unidades, por telefone ou e-mail, para ver o que estão precisando e saber se aconteceu alguma coisa fora da rotina do hospital. Assim podemos nos adiantar e resolver o problema, evitando que a população fique sem o serviço”, relata.
“A relação da Sesacre com as gerências das unidades é muito boa. A visita de vocês nos fortalece e nos deixa mais tranquilos, pois sabemos que existe uma parceria, além de proporcionar grande expectativa para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento”, comenta o gerente administrativo da Unidade Mista de Santa Luzia, Benoni da Silva.
Em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, a equipe contou com dois engenheiros da Vigilância Sanitária Estadual para avaliar a estrutura física do novo Hospital de Saúde da Família, cuja obra está em fase de conclusão.
Para o diretor do Hospital de Saúde da Família de Marechal Thaumaturgo, Francisco Jaidesson de Souza, a visita da equipe vai proporcionar avanços no atendimento, uma vez que muitas pendências serão resolvidas. “A vinda de vocês aqui é muito importante porque conhecem nossa realidade de perto. Isso fica melhor para nós porque a dificuldade de acesso às vezes prejudica um pouco. Com a entrega da nova unidade vai ficar mais fácil organizar os serviços de assistência e melhorar ainda mais o atendimento”, acredita Jaidesson.
No encerramento das reuniões, em nome da secretária, Dora agradeceu a colaboração e empenho de todos e falou da importância de humanizar as ações de saúde por meio de um vínculo entre os profissionais de saúde e os usuários. “Nosso objetivo é visitar todas as unidades de saúde para acompanhar de perto e buscarmos juntos a solução para os problemas que surgirem. Também queremos trabalhar a humanização do serviço. Precisamos que o servidor esteja satisfeito com o local em que trabalha para atender bem o usuário.”