Na manhã desta terça-feira, 18, chegaram a Epitaciolândia as máquinas da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) que serão usadas em parceria com os produtores rurais do Alto Acre na colheita do milho.
Ao todo, são quatro tratores e quatro colheitadeiras disponibilizados pelo governo do Estado para auxiliar os produtores familiares dos municípios da região na hora de colher o grão. Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri foram mecanizados 2.291 hectares de terra, beneficiando 867 produtores rurais.
A parceria não se resume apenas ao momento da colheita. O governo auxilia os agricultores desde a mecanização da área onde vai ser feita o plantio. “Desde que foi implantado o programa de mecanização, a gente auxilia os produtores desde o preparo da terra até a hora de colher o milho”, enfatiza Frederico Ozanan, coordenador de Mecanização Agrícola da Seaprof.
São produtores como Francisco e Deuzivan Saraiva. Tio e sobrinho possuem uma história de vida ligada à produção agrícola. Eles receberam incentivos do governo para o plantio do milho e desde então só pensam em aumentar a área cultivada.
“Essa parceria é muito importante. Estou com 30 anos que crio gado, e nessa época não conseguia a renda que hoje eu consigo com o milho”, afirma o agricultor Francisco Saraiva, com mais de 40 anos de dedicação à produção agrícola.
Com o lucro obtido com o milho, a família já decidiu ampliar o plantio. “Nós plantamos 16 hectares. A plantação deu tão certo que já estamos com mais 14 hectares prontos para aumentar nossa produção”, enfatiza o produtor rural Deuzivan Saraiva.