Ensino Médio Inovador garante qualidade nas práticas escolares

Segundo Seape crescimento no ensino médio foi de 15% (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Segundo Seape, crescimento no ensino médio foi de 15% (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Investir na melhoria da educação como forma de garantir o ensino de qualidade, é uma das metas do governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Educação, tem implantados programas como o Ensino Médio Inovador. Instituído em 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia para ampliar o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo diversas necessidades dos alunos.

O principal objetivo é propiciar o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, elaborando ações e atividades que articulem com o cotidiano e com as realidades estudantis, abrangendo o estímulo à participação dos docentes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), e ao uso de métodos inovadores em sala de aula pelos educadores.

Parceria com o Pronatec

Ciente da importância que a profissionalização possui a SEE também investe na parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), conjunto de ações que visam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional Brasileira há três anos, ampliando as oportunidades educacionais por meio do incremento da formação profissional e do universo cultural dos estudantes.

Próximos desafios

A reestruturação curricular é fundamental para os próximos projetos que a SEE pretende desenvolver no estado, já que, reestruturando, é possível definir com mais clareza o que deve ser desenvolvido e as formas corretas para que o desenvolvimento seja eficiente.

Entre as principais metas, estão:

– A implementação do ensino médio integral;

– Universalizar o atendimento dos 15 aos 17 anos;

– Melhorar as condições de oferta para os turnos noturnos de ensino;

– Ampliar o ensino médio Integrado a Educação Profissional;

– Criar condições efetivas para que os jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental cheguem ao ensino médio.

O sucesso nos resultados só está sendo possível graças às ações implementadas para garantir a universalização, permanência e qualidade do ensino, identificando e monitorando o trabalho realizado pelas equipes escolares.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter