Investimentos garantem melhorias no ensino da rede pública

Com base em atividades que estejam ligadas à universalização, permanência e qualidade do ensino, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), vem desenvolvendo ações para ofertar educação qualitativa aos alunos acreanos.

Uma das medidas adotadas foi à universalização do ensino (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Uma das medidas adotadas foi a universalização do ensino (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

E os resultados podem ser observados principalmente nas avaliações estaduais, como a do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape), que apontou crescimento de 15% na avaliação do ensino médio entre 2009 e 2013.

Para Lígia Carvalho, responsável pelo setor de ensino médio da SEE, os resultados refletem o trabalho positivo que é feito em parceria com as equipes escolares e com as diversas comunidades.

O secretário da SEE, Marco Brandão, completa dizendo que é notória a importância que deve ser destinada para as metodologias do ensino médio, pois serão trabalhadas com jovens prestes a iniciar a etapa do mundo do trabalho e do ensino superior em suas vidas. “Queremos que os alunos saibam suas opções e que possam escolher o melhor.”

Aumento das matrículas

Nos últimos 14 anos, diversas políticas públicas têm sido implementadas para melhorar a qualidade de vida, fazendo com que o Acre esteja, atualmente, entre os 10 estados com melhores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Entre as ações, está o investimento nas formações voltadas para professores, a regularização no pagamento dos salários, e a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação, refletidos no aumento das matrículas da rede pública de ensino, que registrou elevação em mais de dez mil entre os anos de 2006 (29.171) e 2013 (39.196).

Ampliação da jornada

Outro ponto de trabalho desenvolvido pela SEE foi a ampliação da jornada de ensino médio, que consistiu, em caráter experimental no ano de 2013, no acréscimo de mais um horário de aula de 50 minutos para os alunos de 3º ano do ensino médio, totalizando cinco horas de atividades letivas em seis tempos.

O aumento nestes horários foi preenchido com oficinas pedagógicas que enriqueceram o currículo dos alunos por meio de atividades voltadas para diversas áreas, como leitura, línguas estrangeiras, esporte e iniciação científica.

Educação da zona rural

As ações pedagógicas também são planejadas pensando na oferta para as zonas rurais do Acre, tendo sido incentivada pela SEE a formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos, melhoria que repercutiu de forma evidente na qualidade do ensino em parceria com projetos voltados exclusivamente para o atendimento rural, como o programa Asas da Florestania.