acre em destaque

Durante encontro presidencial, Gladson Cameli entrega carta solicitando aumentos das relações comerciais entre Brasil e Peru

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Peru, Pedro Castillo, tiveram um encontro histórico nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho (RO). O encontro entre os dois líderes nacionais serviu para estreitar relações, debater estratégias e traçar novos acordos comerciais para o fortalecimento da economia dos dois países. Neste contexto, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, se destaca por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia.

Nas relações entre Brasil e Peru, o Acre, representado pelo governador Gladson Cameli, destaca-se por sua posição privilegiada e pelo novo momento vivenciado na economia. Foto: Diego Gurgel/Secom

Juntos, Brasil e Peru possuem 2.995 quilômetros de fronteira, a 11° maior em extensão territorial do mundo. Para o presidente Bolsonaro, os dois países têm muitos potenciais, que necessitam ser melhor explorados para alavancar a economia e obter avanços em outras áreas de relevância internacional.

“Temos três mil quilômetros de fronteira [com o Peru], saídas para o Atlântico e Pacífico e outros interesses em comum. Vamos tratar de questões de defesa, crimes transnacionais, comércio e cooperações das mais variadas possíveis. O espírito de um bom relacionamento e os dois países têm muito a ganhar com isso. A nossa expectativa é que seja um encontro bastante produtivo, onde os dois países têm a ganhar”, afirmou.

Junto a Gladson Cameli, o presidente Bolsonaro comentou ainda a viabilidade da construção de uma nova rodovia entre Brasil e Peru. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em relação aos números da economia, o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Somente em 2020, o saldo da balança comercial foi de quase 1 bilhão de dólares. Aumento de 2,5% em comparação com 2019. Destaque para a exportação de automóveis, arroz, papel, ferro e aço.

Bolsonaro comentou ainda sobre a viabilidade da construção de uma nova rodovia entre Brasil e Peru. O projeto da estrada de 210 quilômetros é ligar as cidades de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Pucallpa, em Ucayali, criando um novo arco de desenvolvimento na Amazônia. “Interessa para nós [ter mais uma] saída para o pacífico”, comentou.

O presidente do Peru, Pedro Castillo, convidou Gladson Cameli para discutir interesses do Estado em Lima. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outro tema debatido no encontro bilateral foi a exportação da carne suína brasileira para o país vizinho. A liberação beneficia diretamente o Acre, que já é reconhecido por sua qualidade bovina e, recentemente, obteve a certificação internacional de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação.

Gladson Cameli entrega carta aos presidentes

Durante a reunião, o governador Gladson Cameli entregou uma carta aos presidente Bolsonaro e Castillo e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando a habilitação de dois frigoríficos de aves e suínos junto ao Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Agroalimentar (Senasa) para que a proteína animal acreana seja exportada, assim como a permissão de entrada de vários produtos peruanos pela fronteira terrestre.

“Essa foi uma excelente reunião. Tudo o que queríamos foi alcançado nesse encontro bilateral e saio daqui muito otimista com. Fui convidado pelo presidente peruano para termos uma agenda em Lima e confirmei a ele nossa ida porque não podemos perder oportunidades”, explicou Cameli.

O documento apresentado pelo governador pontua o atual cenário do Acre e aponta soluções viáveis para que o comércio na região de fronteira seja intensificado. A gestão de Gladson Cameli vislumbra no agronegócio sustentável uma excelente alternativa para transformar a realidade socioeconômica do estado e, ao mesmo tempo, conciliar a preservação do meio ambiente.

O secretário de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, comemorou o resultado positivo do encontro presidencial. “Demos um grande passo nessa questão do comércio bilateral, principalmente para o Acre. Uma reunião bastante produtiva e acredito que teremos boas notícias em relação as exportações e importações entre Brasil e Peru”, enfatizou.

O empresário Paulo Santoyo, proprietário das indústrias Acre Aves e Dom Porquito, é responsável pela geração direta e indireta de dois mil postos de trabalho na regional do Alto Acre. Segundo ele, a ampliação das parcerias comerciais com o país vizinho é um desejo antigo e fundamental para o fortalecimento do setor produtivo.

“Essa é uma das maiores defesas já feitas pelo agronegócio da nossa região e eu gostaria de reconhecer o esforço do governador Gladson Cameli neste processo. O grande marco do desenvolvimento do Acre será poder ter um relacionamento comercial de produtos agroindustriais com o Peru”, disse.

O encontro realizado no Palácio Rio Madeira, sede do governo de Rondônia, contou com a presença de diversas autoridades. Além do chefe do Executivo rondoniense, Marcos Rocha; participaram, pelo Acre, o senador da República, Marcio Bittar, e o deputado federal Alan Rick.