Empreendedores de Santa Rosa conhecem Programa de Feiras Regionais

Durante o encontro, Henry Nogueira entregou a cartilha de economia solidária ao prefeito (Foto: Angela Peres/Secom)
Durante o encontro, Henry Nogueira entregou a cartilha de economia solidária ao prefeito (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa Estadual de Feiras Regionais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) foi apresentado aos empreendedores e adeptos da prática de economia solidária de Santa Rosa do Purus neste sábado, 25. O projeto, que é fruto de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), busca fomentar espaços permanentes para comercialização dos produtos fabricados na região.

Além de entregar 20 barracas comerciais à prefeitura, o programa disponibilizou cartilhas de economia solidária aos empreendedores e gestores públicos da região. A cartilha contém recomendações para promoção dos eventos comunitários e instruções de boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos comercializados.

Os governos do Estado e Federal investiram R$ 1 milhão no programa que prevê a entrega de mil tentas comerciais e cinco mil exemplares da cartilha no Acre. Do montante, R$ 20 mil foram destinados à Santa Rosa do Purus. Além de aquecer a economia local, a iniciativa calcula o aumento de aproximadamente 50% da participação de novos empreendedores no movimento de economia solidária e o crescimento em 60% da renda dos feirantes incluídos.

O prefeito Rivelino Mota observa a importância do investimento para a comunidade: “Aqui nós temos dois tipos de cultura: a urbana e a indígena e o programa, por meio das feiras, viabiliza o escoamento e comercialização desta produção. Além de gerar renda para a comunidade, as feiras movimentam a economia local”, ressaltou.

Henry Nogueira destaca o trabalho do governo do Estado em proporcionar o desenvolvimento dos municípios de difícil acesso. “O governador Tião Viana tem demonstrado um carinho especial, pois prioriza investimentos nesta região. Em 2015 serão investidos cerca de 300 mil no fomento a novos empreendimentos e fortalecimento das feiras de economia solidária”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter