Empreendedora abre açougue para o marido com a renda de um pequeno negócio

O marido, Enio Andrade de Lima, é quem cuida do açougue no bairro Remanso (Foto: Onofre Brito/Secom)
Marido Enio Andrade de Lima é quem cuida do açougue no bairro Remanso (Foto: Onofre Brito/Secom)

Maria Francisca de Oliveira Barbosa é uma pequena empreendedora de Cruzeiro do Sul que soube aproveitar a chance de melhorar de vida. Ela trabalhava no Mercado do Peixe, região central da cidade, vendendo salgados, quando ouviu falar do trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) e decidiu se inscrever no Curso de Doces e Salgados, realizado em parceria com o Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora).

Depois do curso, ela ganhou do governo do Estado uma estufa, um freezer, cilindro, assadeira e uma caixa térmica, e pôde potencializar seu trabalho, passando a oferecer uma variada gama de produtos como salada, misto quente, sucos, refrigerantes, cachorro-quente e cuscuz. “Tudo que o cliente quer eu faço”, garante. Com isso, viu sua renda aumentar, e começou a faturar em torno de R$ 3 mil por mês. Abriu também um posto de trabalho, contratando uma ajudante.

Com o aumento do faturamento, ela comprou bens para sua casa, como geladeira, sofá e uma televisão, melhorando a qualidade de vida da família.

Mas o melhor ainda estava por vir. Com as economias do trabalho, ela montou para o marido o “Açougue Alternativa”, no bairro do Remanso, onde mora. O marido, Enio Andrade de Lima, está muito satisfeito com o empreendimento: “Comercializo aqui até nove bois por semana”, disse. Isso sem contar com vários outros produtos vendidos no local, como frango, verduras, legumes, carvão e miudezas.

Maria Francisca agradece: “Estou muito grata ao nosso governador, por ter trazido esse curso para nós, de graça. E também à Secretaria, que nos deu os equipamentos”. A Secretaria de Pequenos Negócios já ajudou 800 famílias em Cruzeiro do Sul, que viviam em estado de pobreza, a montar seus pequenos negócios, e tem um trabalho intenso de incubação, ou seja, acompanhamento para garantir o sucesso dos empreendimentos.

Flagrantes do Açougue Alternativa, aberto com a renda do pequeno negócio de Maria Francisca (Foto: Onofre Brito/Secom)
Flagrantes do “Açougue Alternativa”, aberto com a renda do pequeno negócio de Maria Francisca (Foto: Onofre Brito/Secom)