No Acre, a programação é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre, com apoio de instituições parceiras
A Embrapa Acre, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abre suas portas para o público estudantil nos dias 20 e 21 de outubro, como parte da das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além de palestras com pesquisadores e analistas da empresa, os jovens vão conferir a mostra de painéis sobre as principais tecnologias da Unidade.
Segundo Lúcia Wadt, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Unidade, uma das principais vantagens da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a interação com o público jovem. "O Brasil é referência na geração de tecnologias em diversas áreas do conhecimento e para mantermos essa situação precisamos despertar nos adolescentes o interesse pelo tema, para que possam atuar, no futuro, como pesquisadores. Esse evento propicia isso ao mostrar que Ciência e Tecnologia são temas presentes no dia-a-dia da população", afirma.
Nesta quarta-feira, dia 20, acadêmicos do curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário do Norte (Uninorte) vão conhecer as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Acre. A programação começa às 9 horas e inclui palestras, visitas aos laboratórios e aos campos experimentais. No dia 21, será a vez dos estudantes do ensino médio visitarem a Unidade para participar de palestra sobre "A utilização das técnicas biotecnológicas na conservação da biodiversidade". A pesquisadora Andrea Raposo mostrará a utilização de técnicas refinadas para manipulação de material genético de vegetais.
"Vamos aproveitar a homenagem do evento ao Ano Internacional da Biodiversidade e mostrar como a biologia molecular auxilia na conservação de espécies arbóreas. No Laboratório realizamos clonagens de plantas, técnica pela qual produzimos milhares de mudas a partir um exemplar ", diz a pesquisadora que atua no Laboratório de Biologia Molecular da Unidade. Esse ano, o Laboratório finaliza a produção de dez mil mudas de bananeiras resistentes à Sigatoka-negra, doença que prejudica a produção de banana no Estado. Também são desenvolvidas pesquisas com unha-de-gato, teca, seringueira, pimenta-longa, pimenta-de-macaco e bambu.
A visita dos alunos do Ensino Médio faz parte do programa Embrapa & Escola, desenvolvido desde 1997, em diversas unidades da empresa, com o objetivo de oferecer orientações a estudantes sobre a relevância da ciência e tecnologia. Em 2009, cerca de três mil alunos participaram das ações do Embrapa & Escola. "Estamos com as portas abertas na Semana de Ciência e Tecnologia, mas essa já é uma prática contínua da Unidade, por meio do programa Embrapa & Escola", esclarece Lúcia Wadt.
Ciência para o desenvolvimento sustentável
Com esse tema principal, o Ministério da Ciência e Tecnologia, organizador do evento, faz menção ao Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, declarado pela assembleia das Nações Unidas. Para o secretário de Ciência e Tecnologia do Acre, César Dotto, o Estado tem muito a contribuir nesse tema, porque possui 88% de sua área de floresta e uma vasta atuação com produtos madeireiros e não madeireiros. "As instituições locais de pesquisa tem experiência e publicações importantes para enriquecer esse debate que ocorre em um momento de decisão política. O planejamento que vem sendo apresentado à sociedade está relacionado com o tema Ciência e Tecnologia", afirma.
No Acre, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e conta com a parceria da Embrapa Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac), Uninorte e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.