Vai começar a Feira Panamazônia 2010

Evento que reúne representantes do Brasil e de mais nove países celebra e discute a economia solidária

feira_pan_amazonica_foto_angela_peres_01.jpg
feira_pan_amazonica_foto_angela_peres_06.jpg

Tendas estão sendo montadas no Horto Florestal de Rio Branco para receber o evento (Fotos: Angela Peres/Secom)

O Horto Florestal de Rio Branco recebe a partir das 8h30 desta quarta-feira, 20 de outubro, a II Feira Internacional Panamazônia de Economia Solidária e Agricultura familiar, além da I Mostra de Produtos e Serviços Econômicos Solidários, que serão realizadas até o dia 24, reunindo mais de 300 expositores e representantes de nove países da América do Sul e Central.

São muitas as novidades deste ano, entre elas, uma maior diversidade de produtos, venda de mel, piscicultura, com exposições de peixes, aviário, além de uma diversificada exposição de artesanato. Uma programação cultural também foi montada, trazendo atrações como os músicos Álamo Kario, Verônica Padrão e cinco apresentações teatrais. A meta é superar os 70 mil visitantes do ano passado.

De caráter internacional, a Panamazônia 2010 tem o objetivo da integração, a troca de experiências, divulgação de produtos e fortalecimento da economia solidária. "É a celebração de uma economia diferente, que não é de lucro, nem exploração, uma economia para a vida", conta Márcia Lima, coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Neste ano, 300 expositores de todos os estados do Brasil se reúnem para apresentar seus produtos, sendo 151 acreanos, contra apenas 80 do ano passado. Uma superestrutura foi montada no Horto Florestal para os cinco dias de feira. Mais de 120 homens trabalharam para dar ao espaço acomodações e estrutura para todos os expositores.

Além do Brasil, mais nove países fazem parte da Panamazônia, entre eles Guatemala, México, Bolívia, Peru, Uruguai, Venezuela, Argentina, Paraguai e Chile. Representantes desses países também se reúnem nos seminários realizados durantea feira, todas voltadas para o desenvolvimento da economia solidária, contemplando uma integração desses países e explanando sobre uma nova forma dese fazer economia.

Acesse aqui a programação completa

 

Cultura popular é destaque na Panamazônia

Atrações musicais, teatro, artes plásticas e demais manifestações culturais genuinamente populares serão destaques na Feira Panamazônia. A coordenação cultural da feira está a cargo de Gilmar dos Santos Rodrigues, que é funcionário do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), um dos parceiros na realização da Panamazônia. Ele explicou que as atrações serão desenvolvidas pelas fundações de cultura Elias Mansour (FEM) e Garibaldi Brasil (FGB).

Além da música e do teatro, haverá também atividades de valorização do folclore. No espaço onde existe uma pequena floresta de açaí, será montada a "Floresta Encantada". Ali, animadores culturais vão atuar na contação de histórias e apresentarão músicas, poesias e contos relacionados à temática regional.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter