Embaixador do Haiti vem ao Acre

Idalbert Pierre Jean agradece ação humanitária do governador Tião Viana em favor dos haitianos

embaixador_do_haiti_-_3.jpg

O embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre Jean, em reunião com representante do governo do Estado em Brasília, informou que pretende vir ao Acre para se reunir com o governador Tião Viana (Foto: Romerito Aquino)

O embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre Jean, informou nesta segunda-feira, 28, que pretende ir ao Acre nos próximos dias para se reunir com o governador Tião Viana e os prefeitos. Ele pretende discutir a situação de seus compatriotas e agradecer pessoalmente a ajuda que o governo do Estado e as prefeituras estão dando aos haitianos desde que entraram no Estado em busca de trabalho.

A intenção do embaixador foi passada ao representante do governo do Acre em Brasília, Carlos Rebello, que esteve na embaixada atendendo um pedido de Idalbert Pierre para conversar sobre a situação em que se encontram os haitianos. Na audiência, o embaixador fez questão, inicialmente, de agradecer a ação humanitária que o governador Tião Viana, os prefeitos e os cidadãos acreanos vêm empreendendo em favor dos haitianos.

O embaixador destacou ao representante acreano na capital federal que, em sua ida ao Acre, pretende conversar com o governador Tião Viana, os prefeitos e também com seus compatriotas para ver o que pode ser feito em conjunto para melhorar a situação econômica e social deles no Brasil.

O representante do governo acreano acertou com o embaixador que vai entrar em contato com o governador Tião Viana para que seja definida, o mais rápido possível, uma agenda dele no Estado, que deve incluir uma visita ao município de Brasileia, onde está concentrada a maioria dos haitianos que entraram no estado pela Bolívia e pelo Peru.

Ajuda do Governo do Estado

Carlos Rebello fez ao embaixador um balanço da situação dos haitianos no Estado. Com base em informações que foram passadas pelo secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Henrique Corinto. Rebello informou ao embaixador Idalbert Pierre que já passaram pelo Acre até agora 319 haitianos e que se encontram ainda no Estado cerca de 170 deles. Desse total, 30 haitianos estão em Rio Branco, trabalhando, e outros 30 já receberam sua identificação e a expedição de documentos que possibilita que eles possam trabalhar no Brasil e estão indo para Manaus (AM), em busca de emprego. Os outros aguardam o protocolo provisório de permanência no Brasil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter