Embaixador da China conhece administração pública do Acre

Além da estrutura do Estado, também são apresentadas perspectivas de parceria do Acre com o país asiático

embaixador_qiu_xiaoqi_china_acre_foto_gleilson_miranda_12.jpg
embaixador_qiu_xiaoqi_china_acre_foto_gleilson_miranda_13.jpg

Embaixador demonstrou ter ficado fascinado com a estrutura da OCA (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, passou a tarde desta quinta-feira, 13, conhecendo algumas das estruturas do governo do Estado, além de ser apresentado a diversas possibilidades de integração econômica e cultural. A visita de Qiu Xiaoqi pela primeira vez ao Acre representa o início de uma série de diálogos com o governo estadual e o setor empresarial.

Acompanhado de sua mulher, a embaixatriz Liu Min, e guiado pelo diretor da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), César Dotto, o embaixador Qiu Xiaoqi realizou um sobrevoo de helicóptero no entorno de Rio Branco, além de conhecer os geoglifos e a BR-364. Após esse momento, o embaixador se dirigiu a uma rápida visita à Biblioteca da Floresta, onde conheceu o acervo da instituição e a Exposição Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre, que faz um importante raio-X de todo o Estado em seu caráter ambiental e de potencial econômico.

Ainda na Biblioteca da Floresta, o embaixador, em visita guiada, conheceu um pouco do Ciclo da Borracha e a história de Chico Mendes. No fim, ganhou um kit com material didático produzido pela própria biblioteca, referente à Amazônia e a sua exuberância ecológica. “Tudo isso demonstra as tantas possibilidades econômicas e como temos que aproveitá-las com o nosso trabalho”, conta o embaixador.

O diretor da Funtac, César Dotto, fez uma apresentação da importância das relações entre a China e o Acre. “Temos a vantagem de estar mais perto do Pacífico, e com a BR-317 criaremos uma conexão muito maior”, explica Dotto. O secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, também fez uma pequena apresentação e explicou o potencial da pecuária acreana, o investimento no Gado Verde e o crescimento da piscicultura e seu potencial para exportação, ponto que despertou o interessou do embaixador chinês.

 

embaixador_qiu_xiaoqi_china_acre_foto_gleilson_miranda_15.jpg

Qiu Xiaoqi também conheceu a Biblioteca da Floresta e a Biblioteca Pública (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

No fim da tarde, o embaixador e a comitiva que o acompanha realizaram visitas à Organização em Centrais de Atendimento (OCA). Ele demonstrou ter ficado ficou fascinado com a estrutura e os números de serviços oferecidos – 500 tipos de 26 instituições diferentes. Depois se dirigiram à Biblioteca Pública Estadual e a Catedral Nossa Senhora de Nazaré. À noite, o embaixador se reúne com empresários da indústria local em um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Industrias do Acre, João Salomão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter