A primeira-dama Marlúcia Cândida recebeu na noite de sexta-feira, 21, o embaixador da Bolívia no Brasil José Kinn Franco e o cônsul Vladimir Hurtado.
No encontro foi apresentado o programa de gastronomia e hospitalidade desenvolvido pelo governo do Estado. Um dos objetivos é promover a integração socioprodutiva no território gastronômico andino–amazônico (Brasil, Peru e Bolívia).
O governo tem buscado parcerias para fortalecer o programa, a partir da implantação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade, situada na Cidade do Povo. A inauguração do espaço está prevista para dezembro deste ano.
Marlúcia Cândida mostrou durante a apresentação as várias atividades realizadas, como os festivais de gastronomia de mercado, cursos, seminários, oficinas, concursos gastronômicos e outras iniciativas, além de projetos para este ano e 2018.
“Temos buscado o intercâmbio com a Bolívia e o Peru. Acreditamos que a gastronomia será o grande elo entre os países de fronteira, com grandes possibilidades de impulsionar o desenvolvimento para as populações. Além da escola de gastronomia, temos toda uma cadeia envolvendo os povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros”, disse.
No final da apresentação o indicativo foi para a criação de um grupo de trabalho misto para desenvolver ações que dialoguem com a gastronomia, cultura, turismo.
Outro ponto foi formatar um documento de cooperação para projetos de formação com a escola e o festival internacional gastronômico de baixo carbono que ocorre em 2018.
“Vocês têm uma gastronomia rica e nós, também. Fico muito feliz em conhecer esse projeto e saber que estão no processo de implantação de uma escola. Estamos buscando o intercâmbio comercial, acordos em várias áreas, com estados de fronteira. Será muito importante estamos juntos nessa construção”, comentou o embaixador.