Em Tarauacá, Secretaria de Estado de Saúde inicia mutirão de cirurgias de laqueadura

Considerando a necessidade de dar continuidade à estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Central de Regulação de Cirurgias, começa a realizar no Hospital Sanção Gomes, em Tarauacá, um mutirão de cirurgias de laqueadura.

Neste sábado, 12, a equipe fez a avaliação pré-cirúrgica de 21 mulheres já reguladas. Foto: cedida

De acordo com a programação, neste sábado, 12, 21 pacientes já reguladas para o planejamento familiar, passaram por avaliação pré-cirúrgica de ambulatório e assinaram a autorização de internação hospitalar. As cirurgias estão previstas para serem realizadas entre os dias 18 e 20 de novembro.

“Fizemos um estudo, fomos ao município, conhecemos as necessidades e identificamos a demanda reprimida existente. Temos esse mutirão acontecendo todos os fins de semana em Cruzeiro do Sul e em Senador Guiomard. Agora vamos implantar em Tarauacá. Sabemos que o planejamento familiar é um direito de todos e estamos cumprindo com o nosso dever, garantindo as condições necessárias enquanto estado”, destacou Shirley Nascimento, chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre.

Shirley Nascimento e chefe da Regulação de Cirurgias do estado. Foto: cedida

Opera Acre

O programa teve início, oficialmente, em meados de 2019, mas foi suspenso mediante a pandemia. A programação foi retomada em março deste ano, levando mutirões que acontecem ao menos uma vez na semana, em todas as regionais do Acre.

O objetivo é reduzir o tempo de espera e a demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, além da realização de exames.

No total estão sendo investidos R$ 2,8 milhões no programa, que já realizou mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos, entre eles, de cabeça e pescoço, cirurgia geral, mastologia, ginecologia, laqueadura e ortopedia geral.

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest