Em reunião, governo trata sobre critérios da Zona Franca Verde

Autoridades da região Norte estiveram presentes (Foto: Cedida)
Autoridades da Região Norte estiveram presentes (Foto: Cedida)

A vice-governadora Nazareth Araújo participou na última sexta-feira, 26, da reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), em Manaus (AM).

O encontro, que teve a presença de autoridades da Região Norte, resultou na aprovação da resolução que delimita e regulamenta os critérios de reconhecimento da preponderância de matéria-prima regional para efeitos de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2015 criou a Zona Franca Verde, que concede isenção fiscal a indústrias localizadas nos municípios de Áreas de Livre Comércio (ALCs) da Suframa. No Acre, parte dos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul será beneficiada.

Segundo Nazareth, o próximo gargalo será a ampliação das áreas que farão parte da zona.

“Essa é uma luta antiga e de vários passos. O próximo agora é conseguir a ampliação, uma vez que a Zona Franca Verde vai possibilitar novas ações, aumentar a competitividade, movimentar a iniciativa privada e atrair investidores. Precisamos que, de fato, uma área maior seja beneficiada”, explicou.

A definição de matérias-primas de origem regional tidas como preponderantes leva em consideração aspectos como volume, quantidade, peso ou importância. Assim, indústrias poderão receber os incentivos para gerar mais empregos e fomento à economia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter