Em Plácido de Castro, Educação promove primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), por meio de seu núcleo em Plácido de Castro, deu início, na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório daquela unidade, à primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo: Ciclos de Aprendizagem para o ano letivo 2022, com professores e gestores escolares da rede estadual.

A capacitação tem duração de oito horas e dá continuidade à proposta da Semana Pedagógica, objetivando alinhamentos didático-pedagógicos.

Professores e gestores escolares da rede estadual em Plácido de Castro participaram da formação. Foto: Núcleo local da SEE

“A formação é uma alternativa para melhorar a prática docente. Não tem com falarmos em uma educação de qualidade e aprendizado ajustado sem falar em uma boa formação”, destacou Francisca Valdelina Muniz, coordenadora de Ensino do Núcleo da SEE em Plácido de Castro.

A formação aborda a organização estrutural e pedagógica do programa Caminhos da Educação do Campo, que atende alunos do ensino fundamental, anos iniciais e finais, como também alunos do ensino médio das escolas de difícil acesso, localizadas na zona rural do estado.

Participaram do encontro representantes das escolas estaduais rurais Manoel Barros, Antônia dos Reis, Santa Rita de Cássia, Castro Alves, Sirley Paiva e São João. A solenidade de abertura ficou por conta do coordenador-geral do Núcleo da SEE de Plácido de Castro, Aluizio Sampaio, que colocou a instituição à disposição dos profissionais.

Participaram da formação representantes das escolas estaduais rurais Manoel Barros, Antônia dos Reis, Santa Rita de Cássia, Castro Alves, Sirley Paiva e São João. Foto: Núcleo local da SEE

“O professor deve abraçar o seu aluno, trazer o aluno pra si, não deixar que desista e buscar ajudar da melhor forma possível”, disse Aluizio.

Os coordenadores do Caminhos da Educação do Campo do município, José Maria da Costa e Elizete Matos, destacaram a importância do papel dos professores e das diretrizes do programa, além de oferecer orientações gerais sobre rotina, sequência, projeto de vida e temas contemporâneos transversais, entre outros.

Aluizio Sampaio destacou, ainda, os avanços da Educação no estado, como o prato extra, uniformes, tablets para os alunos, notebooks para os professores, transporte escolar e qualificação dos profissionais, entre outras conquistas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter