Qualifica Acre

Em parceria com a Fecomércio, Estado apresenta cursos profissionalizantes no Bujari e Sena Madureira

A titular da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima, e equipes do Sistema Fecomércio e da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) estiveram presentes nesta segunda-feira, 21, no Bujari, para a apresentação do Programa Qualifica Acre.

Qualifica Acre tem como objetivo levar qualificação e requalificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social nos 22 municípios acreanos. Foto: Lucas Oliveira/SEASDHM

Reuniram-se no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com o vice-prefeito do município, Francisco Bessa; com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Rocilda Gomes; com a secretária adjunta municipal, Cléia Bessa; com a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Maria Rosangela Saraiva; e com a coordenadora do Cras, Angelina Batalha. 

O Qualifica Acre tem como objetivo levar qualificação e requalificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social nos 22 municípios acreanos, pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). 

Para o diretor de Educação Profissional do Senac, Abrão Maia, o programa se identifica muito bem com o pensamento do governador Gladson Cameli, que é sair do gabinete, ir ao encontro da população e conhecer de perto suas necessidades.

Diretor de Educação Profissional do Senac, Abrão Maia. Foto: Lucas Oliveira/SEASDHM

“O público do programa é diverso; compreende tanto o jovem que está buscando ingressar no mercado de trabalho, até os mais experientes, que procuram oportunidades de aprender coisas novas. Inicialmente vamos oportunizar a juventude, que sofre com uma grande dificuldade econômica e pode buscar outros caminhos, como o crime e a violência, por isso precisamos nos antecipar”, diz o diretor.

Para o Bujari, serão ofertadas 80 vagas em três cursos diferentes. A prefeitura, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, irá selecionar os alunos para as vagas ofertadas.

“Aqui no município temos pessoas que conseguiram uma boa fonte de renda graças aos cursos do Senac de cabeleireira, manicure, costureira e [na área da] construção civil. Estamos à disposição e de braços abertos para firmar essa parceria e atender a necessidade do nosso povo”, afirma o vice-prefeito Francisco Bessa. 

Para o Bujari serão ofertadas 80 vagas em três cursos diferentes. Foto: Lucas Oliveira/SEASDHM

Dando continuidade às agendas, a titular da SEASDHM e as equipes técnicas seguiram até o município de Sena Madureira, também para apresentar o Qualifica Acre.

Reuniram-se com o vice-prefeito, Gilberto Lira, com o secretário municipal de Assistência Social, Daniel Herculano da Silva Filho, com a secretária de administração do município, Adriana Martha Bezerra Verçosa, e com a assessora técnica da secretaria municipal de Assistência Social, Claudia De Paoli, na sede da prefeitura. 

Gilberto Lira agradeceu a visita da SEASDHM e do Sistema Fecomércio/Senac. “A prefeitura procura sempre ajudar a população de todas as formas, principalmente neste período pós-enchente e de pandemia que ainda vivemos. Contem conosco, para nós é uma grande alegria ofertar para essa juventude a possibilidade de ter uma qualificação”, diz o vice-prefeito.

A prefeitura, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, irá selecionar os alunos para as vagas ofertadas. Foto: Lucas Oliveira/SEASDHM

Para Sena Madureira, serão oferecidas 230 vagas em oito cursos diferentes. A prefeitura, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, irá selecionar os alunos para as vagas ofertadas.

A secretária Ana Paula Lima relembrou que Sena Madureira foi um dos municípios mais atingidos pela enchente e que, além das consequências da alagação, ainda é necessário lidar com o atual período pandêmico.

A titular da SEASDHM reforça a urgência dos municípios em se reerguer economicamente. Foto: Lucas Oliveira/SEASDHM

“Sempre digo que a pandemia não escolheu classe nem cor. Estamos vencendo o período com o empenho do governo em garantir a vacinação para todos, porém precisamos nos preocupar com o pós-pandemia, que requer do poder público estratégias que diminuam as consequências do momento, como o desemprego, por exemplo. Por isso, o governo do Estado, em parceria com o Sistema Fecomércio/Senac, propõe mais essa ação de grande impacto social nos municípios e que trará resultados positivos para a economia”, afirma.