Trabalho integrado

Em novembro, homicídios no Acre caem 61,22%

Os homicídios em todo o Acre reduziram 61,22% de 1 a 30 de novembro. Os dados foram divulgados neste sábado pela Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e compara com o mesmo período do ano passado, constatando um decréscimo de 49 para 19 assassinatos.  

Ao longo do ano, até agora, o estado soma uma redução de 20,26% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado. Caindo de 459 para 366 na comparação entre os 11 meses dos anos de 2017 com 2018, respectivamente.

Fortalecimento do trabalho ostensivo nas ruas resulta na redução dos homicídios (Foto: Arquivo Secom)

Segundo o secretário de Segurança Pública e Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, o resultado significativo na redução vem dos esforços conjuntos de todas as forças do Sisp.

“Temos a Polícia Militar nas ruas, iniciamos a Operação Papai Noel, nossas forças investigativas e de Inteligência estão bastante atuantes. Temos um sistema bastante integrado, fortalecido e contando com o apoio do governador Tião Viana, ainda que todos mantenham suas autonomias preservadas”, destaca o secretário.

Fortalecimento

Nos últimos anos, a Polícia Militar tem recebido uma série de investimentos, com dezenas de novos veículos, armamento e coletes balísticos, além da criação da Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que fortalece as operações com o grupamento em motos. O Estado aplicou só em 2017 cerca de R$ 500 milhões na Segurança Pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes, tornando-a a quinta mais bem paga do Brasil.

Recentemente, a Segurança Pública ganhou ainda mais um reforço: a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia Raio, trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

Já a Polícia Civil intensificou o calendário de operação de cumprimento de mandados judiciais em todo o Acre e criou a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), um grupo altamente preparado para pronto emprego em ações de risco.

Grandes apreensões e prisões

Apreensões de drogas  superaram o quantitativo total apreendido em 2017 (Foto: Arquivo Secom)

Ao longo deste ano, inúmeras operações das polícias Civil e Militar resultaram em apreensões que já superam 2 toneladas de drogas, o que enfraquece o poderio econômico do crime organizado. Paralelamente, as operações diárias e ostensivas se intensificaram, principalmente na capital e na segunda maior cidade do estado, Cruzeiro do Sul, a exemplo da operação Ilha Grande que prendeu 160 criminosos de uma só vez, no Juruá.