otimizando o serviço

Em menos de duas semanas, governo entrega RGs a alunos da Escola Dom Giocondo

Mais de 90 documentos são entregues na segunda ação do ano para emissão de primeira RG do OCA Móvel destinado a alunos do ensino infantil (Foto: Cedida)

Em menos de 12 dias, 44 alunos do ensino infantil da Escola Municipal Dom Giocondo Maria Grotti, receberam o Registro Geral (RG), após atendimento do projeto OCA Móvel no início deste mês. A ação é uma realização do governo do Estado, através da Central de Serviços Públicos (OCA) e o Instituto de Identificação da Polícia Civil, com apoio da Prefeitura de Rio Branco.

O OCA Móvel nasceu com o objetivo de levar atendimento às pessoas com dificuldade de locomoção, porém, esse ano, a direção da OCA estendeu os serviços buscando atender inicialmente cerca de 400 crianças do ensino infantil nesse primeiro semestre de 2018.

“Fizemos uma triagem com algumas escolas, nesse primeiro momento já atendemos alunos da escola Afonso Pinto com a entrega de 47 RG’s, e agora com mais de 40 identidades aos alunos da escola Dom Giocondo. A previsão é de que até o fim deste mês estaremos em outra escola de ensino infantil”, declarou a diretora da OCA, Margareth Cavalcante.

Cavalcante diz ainda que nesse momento a equipe do projeto OCA Móvel está em negociação com a direção de algumas instituições de ensino infantil da capital para dar continuidade à ação de emissão de primeiro RG.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Sandro Rodrigues, o trabalho conjunto entre as instituições possibilita alcançar um número maior de pessoas. “Estamos sempre auxiliando com capacitações dos técnicos até as doações de equipamentos, como ocorreu no mês passado, quando entregamos um kit para coleta de identificação biométrica móvel.”

O projeto proporciona mais comodidade e menos burocracia na emissão do RG, tudo isso a custo zero (Foto: Cedida)

Serviço é bem aceito pela população e órgãos parceiros

Para a diretora da Escola Dom Giocondo, Keissa Farias Damasceno, essa é uma iniciativa válida, pois aproxima à comunidade da gestão, além desses serviços propiciar uma comodidade a população.

“No caso do primeiro RG, quem faz todo o procedimento para retirada do documento são os pais ou responsáveis por esses alunos, neste caso eles puderam dar entrada e retirar essa identidade na própria escola em que a criança estuda, fazendo com que otimizem tempo e gastos”, declarou Keissa Farias.

Maria Gilda Freitas, avó do pequeno Pedro Henrique de cinco anos, relata a facilidade com que fez todo o procedimento e à custo zero.

“Há tempos estava querendo ir dar entrada no documento do Pedro, mas tanto eu, quanto os pais dele não conseguíamos encaixar um horário para ir a OCA, com a chamada da direção da escola que haveria essa ação para todas as crianças da escola, foi perfeito para todos os pais, porque adquirimos os documentos sem pagar nada e em um curto espaço de tempo”, afirmou Maria Gilda.

Saiba mais: Governo leva cidadania às escolas com emissão de primeiro RG