Diálogo

Em Marechal Thaumaturgo, governo reforça prevenção e combate às queimadas e se reúne com liderança indígena

Em continuidade às ações de prevenção, combate e enfrentamento às queimadas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados ao Comando e Controle, se encontra no município de Marechal Thaumaturgo para reforçar as ações realizadas pelos brigadistas que atuam, incansavelmente, para apagar as chamas e dialogar com gestores e lideranças indígenas.

Após reunião realizada na Sala de Situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) com a Casa Civil e demais representantes ligados a agenda ambiental, nesta quinta-feira, 14, ficou definido que uma comitiva irá ao município para acompanhar a atuação conjunta de perto.

Comitiva dos órgãos de Comando e Controle de governo foi recebida pela prefeita em exercício de Marechal Thaumaturgo, Rosimeire Lima da Costa. Foto: Alexandre Noronha/Sema

O capitão Freitas Filho, coordenador de operações e ciências florestais do CBMAC, destacou que, após quatro dias de intenso combate, a equipe conseguiu fazer o controle absoluto da situação.

“Obviamente ainda tem os riscos em virtude de muita biomassa oriunda de algum desmate, de roçados que estão prontos para queima. Mas neste momento estamos praticamente zerados do foco de calor aqui.  Vamos continuar o monitoramento mais três dias para realmente certificar que os focos que nós combatemos não vão ter reignição [novo incêndio]. A temperatura hoje está mais amena, que é um fator favorável no sentindo de controle dos incêndios”, afirmou.

Comitiva estadual visitou o Instituto Yorenka Tasorentsi na terra indígena do povo Ashaninka. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Gestão Integrada

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, integra a comitiva dos órgãos de Comando e Controle para tratar sobre as ações de prevenção e combate aos ilícitos ambientais em Marechal Thaumaturgo.

“Após a reunião, que ocorreu na Sala de Situação, decidimos ir ao município acompanhar de perto nossa atuação. O Corpo de Bombeiros já está atuando e contendo os focos de queimadas, levamos técnicos que vão ficar na cidade para acompanhar o andamento das atividades e já nos reunimos com a prefeitura. Hoje estaremos em atividades de campo para ver de perto a situação”, afirmou”.

Secretária Julie Messias conversou com o fundador do instituto Yorenka Tasorentsi e liderança do povo Ashaninka Benki Piyãko. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Sema

Na manhã desta sexta-feira, 15, a comitiva estadual visitou o Instituto Yorenka Tasorentsi fundado pela liderança do povo Ashaninka Benki Piyãko para diálogo e verificação da situação da área.