Cruzeiro do Sul

Em entrevista à Rádio e TV Juruá, Gladson Cameli fala de ações concretas e planos para 2021

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, concedeu na manhã desta segunda-feira, 28, uma entrevista exclusiva à Rádio e TV Juruá FM 100.9, no programa Bom Dia Juruá, para falar sobre o aniversário de 116 anos de Cruzeiro do Sul e outros assuntos de interesse da cidade.

Gladson Cameli foi entrevistado pelo jornalista Alexandre Gomes e respondeu a perguntas dos ouvintes, que logo cedo estavam atentos à programação. O governador lembrou a importância de continuar os cuidados com a pandemia da Covid-19, e que, com todas as cautelas necessárias, as obras em andamento devem ser concluídas. Salientou, também, a importância da bancada federal para construir os projetos para todo o Estado.

“Revitalizamos lugares, reformamos, fizemos hospitais, mas devemos aproveitar os recursos que foram enviados ao nosso estado para fazermos novas obras e, com isso, gerar empregos”, destacou.

Governador anunciou que no próximo ano a cidade terá nas escolas o prato extra na merenda escolar, kit escolar, fardamento e  tênis para os alunos.  Foto: Diego Gurgel/Secom.

Cultura

Questionado sobre a revitalização do Teatro Náuas, da beleza do lugar e da necessidade de Cruzeiro do Sul ter um espaço cultural para que a arte seja valorizada na cidade, ele foi enfático: “Vamos comemorar o aniversário de Cruzeiro do Sul levando cultura ao nosso povo e o teatro deve ter apenas esse fim, de beneficiar a nossa população por meio da cultura. É um grande orgulho, para mim, ver nossas crianças, que hoje já se apresentam em nível nacional. Precisamos valorizar nossos talentos e dar oportunidades a elas com esse belíssimo espaço”.

Educação

O governador anunciou ainda que no próximo ano a cidade terá nas escolas o prato extra na merenda escolar, o kit escolar (caderno, lápis, borracha, apontador e mochila), fardamento e um par de tênis para que os alunos possam frequentar a escola sem qualquer dificuldade. “É o meu desejo que todos os alunos recebam todos os acessórios para que possam aprender, para que possam ir tranquilos, alimentados, buscar na escola o saber, pois as crianças são o nosso futuro”, explanou.

Na entrevista, foi perguntado também sobre os ônibus escolares para o Vale do Juruá. Falou que serão entregues 18 ônibus para a Educação, que serão distribuídos por vários municípios do Juruá, e destacou que foram chamados todos os professores aprovados no último concurso.

Segurança

Sobre a segurança, explicou sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade do equilíbrio das contas do Estado para chamar novos policiais no orçamento do ano que vem, destacando a chegada de novas viaturas para a polícia. E, sobre a titulação dos policiais militares, disse que segue as determinações da Justiça.

“Estamos seguindo a lei com rigor e vendo juridicamente as possibilidades. Estamos fazendo o recadastramento de servidores para fazermos novos concursos e recebermos novos servidores”, relatou Gladson Cameli.

Turismo

Perguntado sobre o turismo do Acre pelo jornalista Alexandre Gomes, o governador se disse encantado pelo rio Croa e afirmou que aposta nos investimentos dessa área para gerar novos empregos e receber turistas: “Fiquei fascinado pela beleza do lugar, a paz de espírito, temos lugares lindos aqui, não descobertos, ricos pela cultura indígena e acredito que precisamos investir no turismo local. Tenho fé que esse lugar será um polo turístico e quero incentivar isso”.

Infraestrutura

Perguntado sobre infraestrutura, destacou a AC-405 e a estrada do aeroporto. Gladson falou que o recurso já existe e que a vinda do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, foi muito importante, agradecendo também o apoio do senador Márcio Bittar.  Na semana passada, durante a vinda do ministro ao Acre, foram anunciados R$ 15 milhões para obras, que serão investidos na restauração da estrada do aeroporto até Mâncio Lima.

“O projeto está pronto, irá para o processo licitatório e veremos a duplicação da rodovia, que facilitará a acessibilidade e também a qualidade de vida dos moradores de Cruzeiro, que terão um lugar para caminhar, do aeroporto até o aeroporto velho, com os portais de identificação”.

Política

Sobre a política, disse que as pessoas querem novas propostas e que a população não aceita mais ser subestimada: “O povo quer novas oportunidades, principalmente de empregos, e tudo só muda com o voto. Que a população faça a melhor escolha e a boa análise dos candidatos”.

Novos planos

Questionado sobre o que Cruzeiro do Sul pode esperar de 2021, relatou que o Acre tem cerca de R$ 2 bilhões de investimentos para o próximo ano, e que é preciso acelerar as obras para que os recursos não voltem. Disse, ainda, que a saúde deverá receber um  hospital para idosos, um hospital dermatológico ou um hospital de doenças tropicais para que sejam referências no Vale do Juruá e mais um complexo de cem leitos.

“Com a estrada de Mâncio Lima pronta, em breve vamos inaugurar os hospitais, a estrada de Porto Walter e a pista de pouso. Ano que vem iremos comemorar essas obras, que estarão prontas”, adiantou.

116 anos de Cruzeiro do Sul

Gladson finalizou discorrendo sobre os 116 anos de Cruzeiro do Sul, com destaque ao povo guerreiro, dedicado, cheio de fé e esperança: “Cruzeiro do Sul não é de só uma pessoa, é de todos. Um povo guerreiro que acredita em dias melhores e precisamos melhorar a vida de todos. Não decepcionarei nosso povo. Você não sabe, Alexandre, da minha felicidade de estar aqui desde sexta-feira, de calçar minha sandália e visitar as pessoas, sonhar e ver o que podemos fazer para melhorar a vida do nosso povo. Fizemos muito e faremos mais por nossa Cruzeiro. Parabéns à nossa Cruzeiro do Sul”.