na praça central

Em Cruzeiro do Sul, shows celebram o Dia do Trabalhador e encerram semana cultural

A noite de domingo, 1º de maio, foi de muita festa e celebração à vida na capital do Vale do Juruá. Rose de Souza Lopez era uma das quase 10 mil pessoas que se fizeram presentes na praça central de Cruzeiro do Sul para prestigiar o evento alusivo ao Dia do Trabalhador.

A festa do Dia do Trabalhador entrou para a história de Cruzeiro do Sul. Além de proporcionar lazer e diversão, o evento representou vitória do povo acreano contra a dura crise sanitária da covid-19. Foto: Marcos Santos/Secom

A cabeleireira agradeceu ao governo do Estado e parceiros pela maior festa popular realizada na região nos últimos dois anos e meio. “Um momento muito importante, que o povo precisava para se distrair e brincar”, enfatizou.

A autônoma também ressaltou que, apesar das perdas e incertezas que a pandemia trouxe para milhares de famílias acreanas, este é um momento de recomeço para todos.

Milhares de juruaenses saíram de suas casas para celebrar a vida e o dia do trabalhador. Foto: cedida

Dois shows nacionais embalaram a alegria da população. A banda amazonense Rabo de Vaca e o cantor paraense Wanderley Andrade sacudiram os presentes com muito forró e calipso até a meia-noite desta segunda-feira, 2.

“Estamos presenteando a cidade com o evento, que simboliza alegria e representa a melhoria da autoestima da população. Este é um momento de reacender as luzes e revigorar as energias para retomarmos a nossa vida normal”, refletiu Rômulo Grandidier, assessor especial do governo.

O evento do governo do Acre contou com a parceria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e da Associação Comercial local. Foto: Marcos Santos/Secom

O evento também encerrou a Semana Cultural da Fundação Elias Mansur (FEM) realizada no município. Apresentações de grupos de danças e shows de artistas locais, além da realização de evento de esportes radicais, alguns deles financiados pela lei Aldir Blanc, promoveram e fortaleceram a cultura do Juruá.

O coordenador da FEM, Cordolino Mota, destaca que outros momentos de apreciação e divulgação da cultura acreana estão sendo preparados pela Fundação. “Temos muitas atividades planejadas, inclusive para serem levadas à zona rural. Também queremos que os municípios mais distantes sejam agraciados com o nosso trabalho. Se Deus permitir, vamos executar com sucesso toda a nossa programação”.

A cultura local foi enaltecida durante a semana. Foto: Marcos Santos/Secom

A prefeitura municipal e a Associação Comercial e Empresarial de Cruzeiro do Sul (Acecs) foram grandes parceiras do governo na ação. Simultânea aos shows, um feira de empreendedorismo agregava ainda mais valor ao evento.

O secretário Municipal de Cultura e Esportes, Aldemir Maciel, parabenizou a parceria de sucesso. “Com muito prazer, organizamos essa festa, que culminou nesse grande dia para o povo trabalhador da nossa região”, frisou.

Governo também apoiou atividade de esportes radicais realizada neste fim de semana. Foto: Marcos Santos/ Secom

Também presente ao evento, o deputado Nicolau Júnior aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso de seguir atuando para melhorar a vida do acreano: “A Assembleia Legislativa não vai medir esforços para melhorar ainda mais a vida do nosso povo”.

O povo do Juruá externou gratidão ao governo pelo olhar especial que tem dado à região. Foto: cedida

Autoridades e políticos locais, membros de pastas, autarquias e departamentos do governo também assistiram às apresentações dos artistas musicais.