Em Cruzeiro do Sul, Mailza prestigia ato alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Políticas voltadas à promoção de oportunidades e ao enfrentamento à violência contra a mulher são fortalecidas pelo Executivo estadual, que valoriza o protagonismo da figura feminina no processo de desenvolvimento do Acre.

Governadora em exercício prestigiou evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/Secom

Presente ao evento que celebrou o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira, 8, em Cruzeiro do Sul, a governadora em exercício Mailza deu destaque à luta feminina por empoderamento.

“Parabenizo todas as mulheres que seguem buscando liberdade e que conquistaram seu espaço na sociedade com muita luta e determinação. Esse é um ato que representa nossa busca por direitos”, destacou a gestora.

Mailza: “Esse é um ato que representa nossa busca por direitos”. Foto: Marcos Santos/Secom

Ações de governo são implementadas para proporcionar às mulheres uma sociedade mais justa e segura. Entre as medidas, a criação da Secretaria da Mulher, a disponibilidade de três centros de atendimento especializado à Mulher, a futura construção da nova Maternidade de Rio Branco e a entrega, em breve, da Delegacia da Mulher, que vai funcionar 24 horas por dia no enfrentamento à violência de gênero.

Governo do Acre segue atuante para reduzir os índices de feminicídio. Foto: Marcos Santos/Secom

“Estamos atuantes no combate ao feminicídio, pois a principal bandeira do governo é cuidar de pessoas. Com a colaboração de todos e união, vamos construir um estado melhor”, ratificou Mailza.

Dados do Monitor da Violência, elaborado pelo site G1, apontam que o Acre reduziu 23% os casos de feminicídio no último ano, em relação a 2021.

Cruzeiro do Sul é uma das regiões do estado que apresenta avanços.  De acordo com a primeira-dama do município, Lurdinha Lima, o trabalho coeso entre governo e prefeitura foi fundamental para a redução da taxa de feminicídio. “São ações feitas de modo integrado e de fundamental importância para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade”, disse.

Lurdinha Lima: “Não vamos medir esforços para seguir reduzindo o feminicídio em Cruzeiro do Sul”. Foto: Marcos Santos/Secom

No encontro também se fizeram presentes representantes de pastas, autarquias e departamentos governamentais, políticos, autoridades locais e indígenas da etnia Noke Koîn.

Evento homenageou mulheres vítimas da violência na região. Foto: Marcos Santos/Secom

O que disseram

“Estamos trabalhando para construir uma Cruzeiro do Sul melhor para as mulheres. Exemplo disso é a redução dos índices de feminicídio; em 2022 foi registrado um único caso.”

Rômulo Carvalho, delegado da Polícia Civil

“Hoje é dia de valorizar a mulher, com respeito e dignidade. Para que o 8 de março existisse, muitas vidas se foram. A mulher é capaz de estar onde quiser.”

Sergiane Vieira, coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

“Acreditamos que vão fluir as políticas que beneficiam as mulheres. Quando a mulher quer, ela faz.”

Celene Lourenço, educadora

“É um evento que marca conquistas das mulheres. Temos muito a comemorar e agradecer às guerreiras pelos avanços. Na área da Saúde, a empatia e a dedicação das mulheres faz toda a diferença.”

Diani Carvalho, coordenadora regional da Sesacre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter