A 1ª Companhia Regional de Trânsito (1ª Ciretran) conta, a partir desta segunda, 22, com mais 23 profissionais para intensificar o trabalho de busca diária por um trânsito e atendimento melhores em Cruzeiro do Sul. Tomaram posse 13 orientadores de trânsito, cinco examinadores e cinco educadores de trânsito.
Todos receberão uma capacitação até sexta-feira, com noções de legislação de trânsito, de trato com o cidadão e postura do orientador, além de noções básicas de procedimentos práticos na via pública.
Na recepção aos novos servidores, o gerente da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas, alertou: “Vocês estão sendo alistados para uma guerra. A paz no trânsito, em parte, vai depender das ações de vocês”. Para Dantas, o reforço chega na hora certa, tendo em vista que algumas escolas já iniciaram o ano letivo e outras estão em vias de iniciar.
Lidando com vidas
A orientadora Lúcia Rocha está sendo recontratada. Há quatro anos ela perdeu, em um acidente de trânsito, sua irmã, Fátima, que também era orientadora de trânsito. Lúcia diz que a família perdeu um pedaço que nunca poderá ser recolocado. Desde então sentiu crescer nela a necessidade de conscientizar as pessoas, o que vem fazendo.
“Como educadora, posso orientar de forma positiva as pessoas, para que outras famílias não venham a sofrer o que minha família ainda sofre”, disse.
Já o orientador Francisco Nilson Souza explica porque decidiu trabalhar no ramo: “Meu incentivo é orientar as pessoas, conscientizar no sentido do cuidado com a vida”.