Centro Dia para Idosos proporciona qualidade de vida na terceira idade

Francisca e Ozimar se conheceram no Centro Dia para Idosos e vão casar em breve (Foto: Angela Peres/Secom)
Francisca e Ozimar se conheceram no Centro Dia para Idosos e vão casar em breve (Foto: Angela Peres/Secom)

Para quem passou dos 60 anos de idade e busca um espaço para ter um envelhecimento ativo, desenvolver suas capacidades mentais e físicas o Centro Dia para Idosos, em Rio Branco, é uma referência.

Fundado em maio de 2001, a entidade faz parte do Serviço de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) que compreende ações de média e alta complexidades, ou seja, quando os vínculos familiares ou comunitários já se encontram em situação de fragilidade ou de rompimento.

Durante o mês de janeiro, o centro ficou fechado para recesso. Em fevereiro, as portas se abriram novamente, para a alegria de quem frequenta o lugar, como a aposentada Jorgina de Oliveira, 82, que frequenta o local há 13 anos.

“Antes, eu vivia sozinha em casa, isolada. Agora, meu maior prazer é quando eu chego aqui. No dia que eu não venho, eu fico triste”, relata.

Atualmente, o Centro atende cerca de 70 idosos (Foto: Angela Peres/Secom)
Atualmente, o centro atende cerca de 70 idosos (Foto: Angela Peres/Secom)

O centro, que atualmente atende cerca de 70 idosos, busca, por meio de atividades como psicoterapia, terapia ocupacional, recreação, caminhada, ginástica, fisioterapia, hidroginástica, oficina de artesanatos e reuniões familiares periódicas, restabelecer ou fortalecer os vínculos da pessoa idosa com a família e a sociedade.

Segundo a coordenadora do centro, Ana Paula Brant, o objetivo principal do trabalho realizado pela equipe é fazer com que a população idosa supere as limitações do cotidiano e atinja um maior grau de independência.

“O Centro Dia foi pensado como um espaço de lazer, socialização, saúde e bem-estar para os idosos. Além disso, a família também encontra, aqui, as orientações técnicas necessárias para a vivência e o trato com esse público. O processo de envelhecimento não precisa mais ser sinônimo de incapacidade e depressão”, explica.

O amor não tem idade

"Ele me completa" (Foto: Angela Peres/Secom)
“Ele me completa” (Foto: Angela Peres/Secom)

Após passar por uma separação matrimonial e quase entrar em depressão, a aposentada Francisca Bezerra, de 79 anos, encontrou, no Centro Dia, a saída para suas angústias e um companheiro, que trouxe de volta o amor para o seu coração.

Juntos há um ano e três meses, o casal já planeja a data da cerimônia de casamento, que será realizado entre os amigos do Centro Dia. “A gente se completa. Ele é um companheiro maravilhoso. Esse lugar mudou a minha vida em todos os sentidos”, conta Francisca.

Para cada história compartilhada no local, a certeza de que os objetivos do Centro Dia para Idosos vêm sendo alcançados: promoção da autonomia, participação social e melhoria da saúde da pessoa idosa, contribuição para o retardamento das degenerescências naturais do envelhecimento e prevenção de internação ou abandono do idoso.

Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30

Endereço: Rua Omar Sabino, número 673, Estação Experimental – Rio Branco – Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter