Estimular a formalização, crescimento e competitividade dos pequenos negócios. Essa é a proposta do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, prêmio criado em 2001 e que está em sua décima primeira edição, para destacar o papel de gestores públicos em todo o Brasil.
Os prefeitos e representantes municipais, competiram em sete categorias, com projetos voltados para o empreendedorismo e com potencial de mudar a vida de diversos acreanos. Os prêmios foram entregues em cerimônia no auditório do Sebrae, na manhã desta sexta-feira, 20.
De acordo com o superintendente do Sebrae Acre, Marcos Lameira, a instituição é uma casa de sonhos, uma casa que tem esperança de mudar a vida das pessoas. “O Sebrae ao longo de sua existência tem contribuído para mudar a vida das pessoas. Apresentamos o resultado de sete categorias, com sete prefeituras vencedoras, que podem vencer na edição nacional”, afirma.
As sete prefeituras contempladas com o prêmio prefeito empreendedor vão para a competição a nível nacional, onde vão competir com as prefeituras dos outros estados da federação.
“Ainda temos muitos sonhos para serem realizados, O prêmio é da equipe da prefeitura de Rio Branco. Estamos à disposição para ajudar todos os nossos parceiros prefeitos no que for possível”, destaca o prefeito de Rio Branco, e presidente da Associação dos Municípios do Acre, Tião Bocalom.
Venceram os municípios de Rio Branco, na categoria Cidade Empreendedora; Rodrigues Alves, na categoria Compras Governamentais; Xapuri, na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos; Capixaba, na categoria Desburocratização; Cruzeiro do Sul, na categoria Setor de Inovação e Sustentabilidade; Xapuri, na categoria Empreendedorismo na Escola; e Feijó, na categoria Sala do Empreendedor.
As categorias englobam um conjunto de ações e requisitos para implantação dos projetos que foram os vencedores.
Representando o governador Gladson Cameli, esteve presente no evento o secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni. O gestor destacou a presença do estado, que atua junto ao Sebrae no fomento desses projetos.
“Esse evento contempla e premia prefeituras inovadoras e que apresentam projetos que facilitam a vida da população. O Estado como ente federativo tem o interesse de ajudar o Sebrae na viabilidade desses projetos”, frisou Donadoni.