No Ministério da Saúde

Em Brasília, Tião Viana trata do fortalecimento da fábrica de camisinhas Natex

Entre as principais medidas, foram modificadas as rotas de entrega das camisinhas, além de estudo para aumentar o valor da unidade (Foto: cedida)

O governador Tião Viana está em Brasília nesta terça-feira, 23, onde se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Eles trataram sobre o fortalecimento da fábrica de camisinha Natex, cujo Ministério é o único comprador do produto.

A principal ação tomada será a mudança na rota de entrega dos preservativos. A partir de agora, a fábrica entregará diretamente as demandas contratadas para os estados de Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

O Ministério da Saúde também garantiu que irá dar encaminhamento a todos os repasses pendentes junto à fábrica. E irá estudar a proposta do governo do Acre de aumentar o valor dos preservativos comprados de R$ 0,14 a unidade para R$ 0,20.

“São medidas para o fortalecimento da fábrica que só no ano passado entregou cem milhões de unidades para o Ministério da Saúde. A Natex é responsável por uma cadeia, beneficiando a população de Xapuri com emprego, além das famílias extrativistas da região que fornecem látex para a produção”, ressalta o governador.

Ainda durante o encontro com Antonio Nardi, o governador Tião Viana tratou da habilitação aérea para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O processo está pronto para publicação, apenas aguardando autorização do ministro. O secretário executivo se comprometeu a levar a demanda ao ministro.

Caixa Econômica

Ainda em Brasília, o governador se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. No encontro, trataram de parcerias para a construção de unidades habitacionais e outros interesses do Acre.