O governador Tião Viana está em Brasília nesta terça-feira, 23, onde se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Eles trataram sobre o fortalecimento da fábrica de camisinha Natex, cujo Ministério é o único comprador do produto.
A principal ação tomada será a mudança na rota de entrega dos preservativos. A partir de agora, a fábrica entregará diretamente as demandas contratadas para os estados de Rondônia, Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.
O Ministério da Saúde também garantiu que irá dar encaminhamento a todos os repasses pendentes junto à fábrica. E irá estudar a proposta do governo do Acre de aumentar o valor dos preservativos comprados de R$ 0,14 a unidade para R$ 0,20.
“São medidas para o fortalecimento da fábrica que só no ano passado entregou cem milhões de unidades para o Ministério da Saúde. A Natex é responsável por uma cadeia, beneficiando a população de Xapuri com emprego, além das famílias extrativistas da região que fornecem látex para a produção”, ressalta o governador.
Ainda durante o encontro com Antonio Nardi, o governador Tião Viana tratou da habilitação aérea para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O processo está pronto para publicação, apenas aguardando autorização do ministro. O secretário executivo se comprometeu a levar a demanda ao ministro.
Caixa Econômica
Ainda em Brasília, o governador se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. No encontro, trataram de parcerias para a construção de unidades habitacionais e outros interesses do Acre.