Em Brasília, Tião Viana define meta para digitalização do sinal da TV Aldeia

Em reunião na Anatel, o governador conseguiu apoio para a mudança do sinal analógico para digital da TV pública (Foto: Cedida)

O governador Tião Viana se reuniu nesta quarta-feira, 20, em Brasília, com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, para definir as metas de digitalização do sinal da emissora pública TV Aldeia, emissora que faz parte da Rede Pública de Comunicação. Participaram ainda da agenda o diretor da Anatel, Aníbal Diniz, a secretária de Estado de Comunicação, Andréa Zílio, e o procurador do Estado Armando Melo.

O desligamento do sinal analógico em todo o Brasil é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel.

“Conseguimos com a Anatel a mudança para TV digital do nosso sistema de TV pública. Apoio do amigo presidente Juarez Quadros e do ex-senador Aníbal Diniz, que faz parte da diretoria da Agência. É um ato de grande contribuição para o Acre que a Anatel está fazendo”, reconheceu o governador.

Na TV Digital a diferença é o tipo de transmissão. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio, uma qualidade superior à da transmissão analógica, melhorando, assim, a qualidade do conteúdo.

Sobre o processo no país, Juarez Quadros afirmou: “O Brasil está vivendo um case fantástico pela maneira como estamos trabalhando a digitalização. A partir desse compromisso do Acre e de todo o esforço do governador Tião Viana, temos a emissora pública do Acre inserida neste momento”.

Reforço do compromisso

A TV Aldeia foi instalada pelo governo do Estado com concessão do Ministério das Comunicações em 1985, mas só trabalhou de forma efetiva a partir de 2002, quando as retransmissoras foram instaladas nos municípios acreanos. Hoje, ela é vinculada à Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) e contém programação exclusiva junto com a TV Brasil.

A secretária Andréa Zílio conta que a TV Aldeia sempre foi um anseio muito grande ao compromisso desta gestão. Inclusive, com a questão de recursos e por acreditar que dá para produzir com a equipe da Secom e da Fundac de maneira otimizada.

“Fico imensamente feliz com o resultado da reunião na Anatel. O foco será melhorar a potência também, iniciando com atuação em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard. Agora é correr contra o tempo, trabalhando muito para tudo acontecer e pensar nessa fase com nova linguagem e uma programação mais interativa, sempre com caráter educativo e de informar o povo do Acre”, conta.

Além de todo esse trabalho, atualmente a Secom se destaca por realizar a manutenção e preparação de seu parque de transmissão das AM Difusora Acreana para mudança de classe, significando modernização e considerando um maior alcance de transmissão. Junto a isso, todos os transmissores, incluindo a Aldeia FM estão tendo manutenção e correção de defeitos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter